Carlos Silva Santiago, presidente da CPD do PSD Viseu considera o OE 2023 “muito mau para o país e altamente penalizador para o distrito de Viseu”

Este Orçamento de Estado para 2023 prova que os Deputados do PS por Viseu enganam e continuam a enganar os viseenses.

Tópico(s) Artigo

  • 16:18 | Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

“O Governo do Partido Socialista aprovou, na sexta-feira, o Orçamento do Estado para 2023.

O documento tem aprovação garantida devido à maioria absoluta socialista, mas é um mau orçamento para Portugal e altamente penalizador para o Distrito de Viseu. Depois de quatro dias de apreciação e mais de 1.800 ideias apresentadas pela oposição, a maioria das medidas sugeridas acabou por ser chumbada pelo PS. Depois da Pandemia da Covid-19 e com o País em crise devido aos efeitos económicos e sociais provocados pela invasão da Ucrânia pela Rússia, o Orçamento socialista representa o falhando das políticas socialistas e coloca Portugal ainda mais na cauda da Europa.

A Comissão Política do PSD de Viseu alertou, há sensivelmente um mês, quando foi conhecida a proposta de Orçamento de Estado para 2023, que estávamos na presença de um documento que cavava um fosso ainda maior entre Litoral e Interior e que ostensivamente arredava vários territórios do País dos investimentos estruturais de que precisam para crescer e desenvolver.

Aquando da visita do Ministro da Saúde a Viseu para propagandear as grandes medidas do Orçamento, lançámos um conjunto de questões/projetos que o Distrito de Viseu queria ver inseridas neste documento para 2023. Na área da saúde, da rodovia, da ferrovia, da educação, da agricultura e do social, há 7 anos que o PS penaliza ostensivamente o Distrito, prejudica as suas empresas, as instituições e as pessoas.


Fomos claros e assertivos nas nossas exigências para o Distrito de Viseu: queremos a conclusão da obra de requalificação do IP3, queremos a conclusão do Centro de Ambulatório de Radioterapia do Hospital de Viseu, quisemos saber para quando a abertura da USF – Unidade de Saúde Familiar de Viseu (Casa das “Bocas” na Rua João Mendes, para quando a abertura do concurso, conclusão da obra e entrada em funcionamento da Unidade de Psiquiatria de Viseu, para quando o projeto de execução do IC 26, para quando a construção da nova Barragem de Fagilde, para quando a ferrovia em Viseu e para quando o investimento nos regadios?

O nosso desígnio era que o Distrito fosse ouvido e as suas necessidades fossem contempladas já neste Orçamento de Estado. Sabemos quais as ambições das quase 400 mil pessoas do Distrito, há unanimidade dos municípios quanto às prioridades, há uma visão de desenvolvimento partilhada por todos. Mas há um grande obstáculo: o Partido Socialista.

São 7 anos de Governo PS. 7 anos em que o Distrito de Viseu esteve sempre arredado de investimentos decisivos ao seu desenvolvimento. O patamar a que chegou, e que é fortemente elogiado, deve-se à capacidade do seu poder local, dos seus empresários, associações, entidades e cidadãos e da dinâmica de todos para colmatar o esquecimento por parte do Governo.

Este Orçamento de Estado para 2023 prova que os Deputados do PS por Viseu enganam e continuam a enganar os viseenses.

Nada está decidido quanto ao IP3, nada está previsto para a Saúde, nada está contemplado para os regadios, nada vai acontecer na Barragem de Fagilde, na Ferrovia, com a ligação a Viseu, foi empurrada para as próximas décadas… o PS, e os seus deputados pelo Distrito continuam a manipular a verdade e, depois de 7 anos a iludir Viseu, este Orçamento prova que, na verdade, nada está previsto para o Distrito e nada vai ser feito no próximo e nos próximos anos.

A Comissão Política Distrital do PSD lamenta que o Orçamento de Estado para 2023, que é concebido no contexto dos maiores apoios da União Europeia (Portugal 2020, PRR e Portugal 2023), seja pouco ambicioso e não atenda aos territórios do Interior quando estes enfrentam enormes desafios económicos, mas, acima de tudo, demográficos e de planeamento do seu futuro.”

 

Carlos Silva – Presidente da CPD do PSD de Viseu

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora