Nesta Black Friday #NãoSejasPato

“Comprar na Black Friday sim, mas é fundamental comprar com confiança e com segurança para “não se cair que nem um pato” em más experiências, falsas promoções ou esquemas fraudulentos. Por isso, são regras de ouro: pesquisar antes de comprar e se algo não correr bem, reclamar sempre e partilhar a experiência com outros consumidores.”

Tópico(s) Artigo

  • 11:49 | Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

De acordo com um estudo do Portal da Queixa, a maioria das compras feitas na Black Friday de 2021 foi realizada online, tendência que se deve repetir este ano.

Com o objetivo de reforçar a literacia digital e ajudar os consumidores portugueses a comprar online em segurança nesta época de grandes descontos, o Portal da Queixa relança o movimento social #NãoSejasPato com um quizz e dicas sobre literacia digital.

Segundo o inquérito que avaliou a opinião dos consumidores sobre a Black Friday, para 77,50% dos inquiridos a Black Friday “não continua a fazer sentido” tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano. No entanto, na opinião de 22,50% dos portugueses, a iniciativa ainda faz sentido.


No entanto, apesar de o fenómeno estar a perder importância, a atual preocupação dos portugueses com a subida do custo de vida fá-los redobrar a atenção aos preços e às promoções. Para metade dos inquiridos (50%), este é um dia aguardado para fazer compras, conclui o estudo.

Segundo analisa Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa: “Uma vez mais, percebemos através do estudo realizado que a Black Friday está a perder impacto entre os consumidores. Esta é uma tendência anteriormente verificada no ano passado e que sai agora reforçada tendo em conta os resultados. Face a todos os momentos de promoção que existem ao longo do ano, comprar durante a Black Friday começa a não ser uma prioridade para os consumidores, apesar do contexto atual e da permanente subida de preços em vários setores. Parece-nos, também, que os consumidores têm, atualmente, uma atitude mais consciente e informada, levando-os a comprar apenas o que realmente necessitam, sem se deixar levar impulsivamente pelas promoções da Black Friday.”

 

#NãoSejasPato nesta Black Friday

Para ajudar os portugueses a fazerem compras seguras, conscientes e com confiança na internet, o Portal da Queixa relança o movimento social #NãoSejasPato, onde os consumidores têm acesso a dicas e informações e onde podem realizar um quizz para avaliarem a sua literacia digital em compras online. O movimento social conta com a parceria de grandes marcas como OLX, MB WAY, Worten, CTT, EuPago e Kuanto Kusta onde também participam com várias recomendações de segurança.

“Comprar na Black Friday sim, mas é fundamental comprar com confiança e com segurança para “não se cair que nem um pato” em más experiências, falsas promoções ou esquemas fraudulentos. Por isso, são regras de ouro: pesquisar antes de comprar e se algo não correr bem, reclamar sempre e partilhar a experiência com outros consumidores.”, remata Sónia Lage Lourenço.

O inquérito para o “Estudo Black Friday 2022” foi realizado online e abrangeu um universo de 2500 inquiridos com idades a partir dos 18 até maiores de 65 anos. A maioria dos consumidores que participou no estudo é do género masculino (58%); do género feminino (41%); “Outros” (1%).

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora