O Monte, para um festim palatal…

“Somos um Restaurante focado em promover a nossa região, dessa forma casamos a cozinha tradicional portuguesa das beiras com a cozinha moderna. Assim nasceu a nossa intitulada Cozinha de Conforto. Dando primazia aos produtos autóctones da nossa região, representando a Vitela de Lafões Certificada, construímos pratos que desafiam o palato de quem nos visita, conjugando alguns sabores improváveis e sempre com uma apresentação cuidada..."

Tópico(s) Artigo

  • 17:27 | Terça-feira, 29 de Novembro de 2022
  • Ler em 4 minutos

Claro está que haverá quem diga que a Rua Direita está a fazer publicidade ao Restaurante o Monte. Pois que digam, nunca podendo é dizer que, de alguma forma, a Rua Direita cobra um cêntimo pelas sugestões que deixa aos seus estimados leitores. Do que nem todos se podem gabar…

Já tínhamos tentado aqui jantar, o que aliás se vinha adiando pois, apesar da tentativa de marcação prévia, não tivemos a sorte de concretizar a reserva por, nesses dois dias, já não haver lugares disponíveis.

Como às três é de vez, amesendados, para a nossa refeição escolhemos, do menu que é sazonal, neste caso, de Inverno, com produtos e propostas mais adaptadas ao chegar do frio, uma entrada de lavagante gratinado com queijo da Ilha, que se apresentou à altura da expectativa, cozinhado de forma “light” e apropriadíssimo à sua função de “amuse bouche”.


 

Seguiu-se o pregado com esmagado de batata e agrião e espuma de espumante e coentros, que veio no ponto, com os seus saborosos lombos muito bem acolitados com os acompanhamentos.

 

Passou-se ao tornedó de Lafões com puré trufado, shitake, demi glace e trufa. A carne, sápida, no requerido ponto de confecção, tenra e altiva na sua concertada “entourage”.

Para fim deste festim gustativo, escolheu-se o pão de ló húmido com espuma de queijo da Serra, que se revelou apropriado ao apaziguamento dos antecessores.

Pode optar por um copo de vinho branco ou tinto da região ou, então, escolher de entre a rica panóplia de vinhos propostos.

Nada destoou nesta refeição, simpatia e eficácia do serviço, inclusive.

Por isso, numa curta conversa com a Filipa Pereira e o Chef Marco Marques, tentámos perceber o conceito e a origem deste novo lugar que veio enriquecer a oferta gastronómica do concelho de Viseu.

Filipa e Marco: “Somos um Restaurante focado em promover a nossa região, dessa forma casamos a cozinha tradicional portuguesa das beiras com a cozinha moderna. Assim nasceu a nossa intitulada Cozinha de Conforto.

Dando primazia aos produtos autóctones da nossa região, representando a Vitela de Lafões Certificada, construímos pratos que desafiam o palato de quem nos visita, conjugando alguns sabores improváveis e sempre com uma apresentação cuidada.

Destacamos ainda a nossa garrafeira, também ela dá destaque a região Dão Lafões, composta por vinhos selecionados e de excelente qualidade, que batizamos de garrafeira com história, pois cada referencia que lá encontramos, tem uma história para contar que se cruzou com a nossa.

O Monte Restaurante abriu dia 7 de junho de 2022, com a bênção das Câmaras Municipais de Viseu e Vouzela tendo marcado presença os senhores presidentes Fernando Ruas e Rui Ladeira, bem como as juntas de freguesia de Bodiosa, São Miguel do Mato e Campo.

Criado em 1955 pelo nosso avô, O Monte já vai na terceira geração a assumir as rédeas do negócio.

Atualmente sob a chefia do Chef Marco Marques, filho do anterior proprietário José Marques, com o suporte indispensável da companheira Filipa Pereira, este é um negócio de família e para as famílias.

Distinguimo-nos como representantes da Vitela de Lafões certificada, servindo-a da forma tradicional, no forno a lenha, mas também de formas mais arrojadas que poderão descobrir quando nos visitarem. Fica desde já o convite.

Dispomos de duas salas com entradas independentes e capacidade até 100 pessoas, bem como uma esplanada exterior e um pequeno parque para crianças.

Destacamos a nossa garrafeira que serve o restaurante, mas também aberta a quem quiser comprar e levar para fora. A nossa garrafeira é feita de histórias e parcerias com as quintas da região de Lafões e do Dão.

Estamos abertos aos almoços e aos jantares de terça a sábado, domingo servimos os almoços e fechamos domingo e terça-feira à noite, às segundas estamos encerrados todo o dia.”

Pois, apontamento feito, compete agora ao leitor acatar a sugestão, ir ver com os próprios olhos e deliciar o respectivo palato…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora