Universidade de Coimbra promove debate sobre o futuro da gestão de ciência em Portugal

Ao longo do evento vão ser abordados temas como a evolução das carreiras em gestão de ciência, as competências necessárias para responder às exigências atuais da investigação, os desafios da ciência aberta, a gestão de projetos e infraestruturas científicas e o reforço da capacidade institucional das organizações de investigação.

Tópico(s) Artigo

  • 16:57 | Segunda-feira, 01 de Junho de 2026
  • Ler em 2 minutos

Na próxima quarta-feira, dia 3, a Universidade de Coimbra (UC) vai organizar o Fórum RM Framework UC – O Futuro da Gestão de Ciência em Portugal, um encontro estratégico dedicado ao debate sobre competências, carreiras e impacto da gestão de ciência no sistema científico e de inovação em Portugal e na Europa.

Organizado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC), em parceria com a SciGestPT – Associação Portuguesa para a Gestão de Ciência, o evento vai ter lugar no Auditório Híbrido do Student Hub (no edifício da Faculdade de Medicina, no Polo I da UC), entre as 09h30 e as 17h30.

 


 

 

Vai contar com a presença da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, e reunir profissionais de gestão de ciência, investigadores, dirigentes institucionais e decisores para refletir sobre os desafios e oportunidades desta área estratégica para o desenvolvimento do sistema científico nacional. “Esta é uma área fundamental no âmbito dos novos quadros de financiamento, e na qual a Universidade de Coimbra tem investido de forma consistente, com várias posições de quadro no âmbito dos Programas FCT-Tenure e Aliança. Ambicionamos estar na linha da frente a nível nacional”, refere o Vice-Reitor da UC para a Investigação, João Ramalho-Santos.

Ao longo do evento vão ser abordados temas como a evolução das carreiras em gestão de ciência, as competências necessárias para responder às exigências atuais da investigação, os desafios da ciência aberta, a gestão de projetos e infraestruturas científicas e o reforço da capacidade institucional das organizações de investigação.

A iniciativa é promovida no âmbito do projeto europeu RM Framework, financiado pelo programa Horizonte Europa, que visa apoiar o desenvolvimento de um quadro europeu de qualificação para profissionais de gestão e administração da investigação. O projeto procura contribuir para o reconhecimento destas funções, promover percursos de formação adequados e apoiar instituições e decisores na definição de políticas para o setor.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.uc.pt/iii/agenda/forum-rm-framework-uc-o-futuro-da-gestao-de-ciencia-em-portugal/.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora