A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) marcou presença na Feira de São Mateus, nos dias 20 e 21 de agosto de 2025, através de um conjunto de iniciativas que reuniu comunidade, profissionais e estudantes em torno da promoção da saúde física, mental e emocional.
As Rodas de Conversa Comunitária, dinamizadas pelo grupo 5 Sentidos, abordaram temáticas atuais como o défice de atenção, a saúde mental, o autocuidado, o impacto do bullying e da exposição excessiva aos ecrãs. A psicóloga Tatiana Louro promoveu duas palestras, destacando estratégias para aumentar a confiança, reduzir a ansiedade e refletindo sobre o papel das emoções, com especial atenção a jovens e famílias.
O Clube Zenith orientou workshops de respiração consciente, proporcionando momentos de relaxamento e técnicas práticas de gestão da ansiedade, e avaliou a Bioimpedância.
Momentos como a Hora do Conto e as Pausas Ativas proporcionaram instantes de criatividade, convívio e reflexão sobre práticas simples para o equilíbrio corpo-mente.
A participação da ESSV foi amplamente reconhecida pela adesão do público, que valorizou a oportunidade de, num ambiente de festa e tradição, refletir sobre a importância da saúde e do bem-estar.
Dois dias de atividades abertas à comunidade! E um balanço muito positivo.
“Foi um momento de proximidade com a comunidade, onde conseguimos partilhar conhecimento, sensibilizar para o autocuidado e, acima de tudo, mostrar que a saúde deve ser vivida em todos os contextos da vida, inclusive num espaço cultural como a Feira de São Mateus”, destacou a Presidência da ESSV.
Com este contributo, a ESSV reforçou a sua missão de promoção da literacia em saúde, aproximando ciência, comunidade e bem-estar num dos maiores eventos do país.