PSD pede ao governo igualdade no acesso ao ensino à distância

Partido Social Democrata (PSD) pede ao governo material informático e acesso às plataformas digitais para todos os alunos do ensino básico e secundário do país.

Tópico(s) Artigo

  • 21:21 | Terça-feira, 19 de Maio de 2020
  • Ler em 2 minutos

Os efeitos da pandemia de COVID-19 foram «especialmente gravosos no sector da educação. Com o encerramento das escolas e as medidas resultantes do confinamento, o ensino à distância tornou-se a única forma de a aprendizagem não ser interrompida numa fase importante do ano letivo. Porém, o ensino à distância acabou por acentuar as desigualdades, desde logo, nas disparidades de acesso à Internet, a dispositivos/computadores e/ou recursos educativos online. Há estudos que apontam para cerca de 50 mil alunos que estão sem acesso a recursos educativos online», refere o Partido Social Democrata (PSD) em nota enviada hoje, terça-feira, 19 de maio, às redações.

Assim, aquela força partidária acaba de entregar uma pergunta no Parlamento ao ministro da Educação, na qual alerta para este «problema grave que coloca em causa a igualdade de oportunidades de milhares de alunos».

Os deputados do PSD do distrito de Faro acusam o governo de «incapacidade em assegurar que todos os alunos do ensino básico e secundário tenham acesso às plataformas digitais. Foram, aliás, as autarquias do distrito a apoiar as comunidades educativas, em especial, as famílias com mais dificuldades, e adquiriram computadores portáteis e tablets para permitir que milhares de alunos não ficassem privados do ensino à distância».


«Face à inação do Ministério da Educação nesta matéria, várias autarquias mobilizaram-se para fornecer equipamento informático e de acesso à Internet. Desde o encerramento das escolas, cerca de 32 mil equipamentos, entre computadores portáteis e tablets com ligação à Internet foram emprestados por 105 municípios aos seus residentes em idade escolar, além de arcarem com as despesas de aquisição de cerca 11 mil routers com pacotes de dados incluídos», lê-se na nota.

Assim, o PSD pergunta à tutela se «pretende o governo, ao abrigo da anunciada intenção de assegurar no próximo ano letivo a universalidade do acesso às plataformas digitais para todos os alunos do ensino básico e secundário, ressarcir as autarquias do investimento que têm realizado na aquisição de computadores/tablets e routers de acesso à Internet?».,

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora