Portugal vai ter o maior laboratório laboratório ibérico para testes Covid-19

...a Unilabs Portugal planeou este novo laboratório de Biologia Molecular com capacidade para a realização de 12 000 a 15 000 testes por dia de despiste para a Sars-Cov2.

Tópico(s) Artigo

  • 16:38 | Segunda-feira, 02 de Novembro de 2020
  • Ler em < 1

O maior laboratório de biologia molecular do grupo Unilabs na Península Ibérica para a realização de testes COVID-19 abre no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio.

Para dar resposta à crescente procura de testes à COVID-19 provocada pela necessidade de combate à 2ª vaga desta pandemia, a Unilabs Portugal planeou este novo laboratório de Biologia Molecular com capacidade para a realização de 12 000 a 15 000 testes por dia de despiste para a Sars-Cov2. Esta unidade laboratorial será uma das maiores a nível europeu e o maior laboratório de despiste por PCR do Sars-Cov2 da Península Ibérica.

Este reforço de capacidade, para além de permitir satisfazer as necessidades crescentes de combate à pandemia, vai permitir aumentar a capacidade de resposta à realização de testes à COVID-19 em Portugal, estando disponível, caso seja necessário, para apoiar também outros países europeus.


A abertura do Laboratório representa um investimento de 2,5 milhões de euros, sobretudo em equipamento, e a contratação de 50 a 70 colaboradores, para além das mais de 200 pessoas já hoje dedicadas aos centros de rastreio e despiste laboratorial da COVID-19.

Para o CEO da Unilabs Portugal, Luís Menezes, “este laboratório vem reforçar a capacidade de testagem do país de forma muito significativa, o que vai permitir ajudar a diagnosticar mais pacientes, encontrar os casos positivos, fazer o tracing de contactos e o seu isolamento. Desta forma, vamos continuar a ajudar o sistema nacional de saúde e todos os cidadãos portugueses no combate a esta 2ª vaga da pandemia”.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora