Município de Viseu abre concurso público para a integração de 20 novos operacionais na Companhia de Bombeiros Sapadores

Candidatos poderão submeter a sua candidatura online, na página de recrutamento da autarquia, até ao dia 19 de fevereiro

Tópico(s) Artigo

  • 13:34 | Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2026
  • Ler em 2 minutos

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viseu prepara-se para reforçar o seu efetivo com 20 novos operacionais, os quais serão integrados, num contrato por tempo indeterminado, através do novo procedimento concursal lançado pelo Município, cujo prazo de candidaturas inicia hoje. 

A integração de mais efetivos nesta Companhia era para nós urgente e inadiável. A proteção, socorro e segurança da comunidade não podem ser deixadas para segundo plano e isso passa por reforçar os serviços e entidades municipais de meios humanos e materiais qualificados. Estamos a traçar um novo caminho e a dar passos concretos nesse sentido”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.

Há que reconhecer publicamente toda a dedicação, esforço e compromisso desta Companhia ao longo dos anos que, em articulação com as demais entidades, tem assegurado uma resposta pronta, próxima e de qualidade no território. Chegou a altura de garantir mais e melhores condições”, sublinha o autarca.


Os candidatos poderão formalizar as suas candidaturas online, na plataforma de Recrutamento da autarquia, disponível em www.recrutamento.cm-viseu.pt, a partir de hoje, dia 6 de fevereiro, e até ao próximo dia 19. A par do preenchimento do respetivo formulário, será necessária a submissão de diversos documentos.

Para ingressar na carreira de Bombeiro Sapador, os candidatos deverão reunir um conjunto de requisitos indispensáveis para a admissão. Devem ter entre os 18 e os 25 anos de idade, nacionalidade portuguesa, robustez física e perfil físico adequado à função, cumprir com as leis de vacinação obrigatória e ter pelo menos o 12º ano de escolaridade.

Entre os documentos solicitados para efeitos de candidatura estão o Curriculum Vitae (detalhado, datado e assinado) ou as fotocópias do documento comprovativo das habilitações literárias, do documento de identificação e da carta de condução.

Neste concurso serão aplicados quatro métodos de seleção. Um primeiro, correspondente à Prova de Conhecimentos Gerais, que visa avaliar os conhecimentos académicos e profissionais dos candidatos; um segundo, alusivo ao Exame Médico de Seleção, cujo objetivo é determinar se os candidatos estão aptos, física e psiquicamente, para exercer a função; um terceiro, respeitante às Provas Práticas de Seleção, as quais pretendem avaliar o desenvolvimento, a destreza física, a capacidade e resistência dos candidatos; e um quarto, a Entrevista Profissional de Seleção, para avaliação das competências e aptidões profissionais e pessoais.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora