Montemuro Granfondo é sinónimo de desporto de natureza

O Montemuro Granfondo é uma iniciativa do Município de Cinfães, com organização a cargo da Bikeservice. Manuel Zeferino, ex-ciclista profissional e director da empresa, diz que se tratou de “uma grande e exigente jornada de ciclismo” que beneficiou muito das condições meteorológicas favoráveis e do “numeroso pelotão” que se apresentou à partida.

Tópico(s) Artigo

  • 10:36 | Quarta-feira, 19 de Abril de 2023
  • Ler em 2 minutos

A combinação entre ciclismo e natureza tem no Montemuro Granfondo um dos eventos desportivos com maior significado e tradição no nosso país.

Dia 16 de Abril, já com a Primavera a fazer-se sentir verdadeiramente, a vila de Cinfães do Douro foi o palco para mais uma edição deste passeio cicloturístico que deixou encantados os muitos participantes que se quiseram aventurar pelos vales do Ardena, Bestança, Cabrum, Paiva e Sampaio.

Tratou-se de uma jornada de ciclismo de grande exigência que se tornou ainda mais custosa aquando da passagem pelas Portas de Montemuro, a quase 1200 metros de altitude e num território que é parte integrante da lista nacional de sítios da Rede Natura 2000.


 

Tendo como pontos de partida e chegada o centro de Cinfães, as três distâncias propostas pela organização – 130 km no Granfondo, 90 no Mediofondo e 62 no Minifondo – foram percorridas a ritmos distintos à medida que a prova avançava pelos maciços do Montemuro e da Gralheira, berços das quatro ‘montanhas mágicas’ (Freita, Arada, Arestal e Montemuro).

Na variante Granfondo, Nuno Morgado e a canadiana Michelle Gagnon foram os primeiros a cruzar a meta após 3h56m15s e 4h50m26s, respectivamente. Na distância intermédia, Nuno Torres (2h37m27s) e Marlene Seara (3h22m6s) venceram de forma destacada, enquanto que no Minofondo a vitória coube a Marco Correia (1h56m5s) e Carina Rodrigues (2h43m26s).

A edição deste ano do Montemuro Granfondo ficou ainda marcada pela participação de um número significativo de atletas estrangeiros, facto a que não serão alheios o grau de dificuldade da prova, mas também a beleza das paisagens da região, nomeadamente nas zonas montanhosas dos maciços e nos espaços sobranceiros ao rio Douro.

O Montemuro Granfondo é uma iniciativa do Município de Cinfães, com organização a cargo da Bikeservice. Manuel Zeferino, ex-ciclista profissional e director da empresa, diz que se tratou de “uma grande e exigente jornada de ciclismo” que beneficiou muito das condições meteorológicas favoráveis e do “numeroso pelotão” que se apresentou à partida.

Já o presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, congratulou-se pela “sensação óptima” que foi poder ver a vila “repleta de gente” que para ali se deslocou para “usufruir da prova, mas também das belíssimas paisagens e do acolhimento” proporcionados pela região.

 

SOBRE O ORGANIZADOR

Fundada em 2008, na Póvoa de Varzim, pelo antigo ciclista Manuel Zeferino, a Bikeservice é, actualmente, responsável pela organização das maiores e melhores provas de ciclismo para todos em Portugal. Os seus eventos estão entre os que atraem o maior número de participantes e algumas das grandes estrelas nacionais e internacionais da modalidade, quer do presente quer do passado. Miguel Indurain, Alberto Contador, Pedro Delgado, Francesco Moser, Oscar Freire, Oscar Pereiro, Michael Rogers e Rui Costa são alguns dos nomes que figuram nessa lista.
As provas com a chancela da Bikeservice têm na qualidade organizativa e na permanente busca da inovação o seu carácter distintivo.

Créditos fotos: Matias Novo/Bikeservice

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora