Académico garante manutenção das equipas Feminina e Masculina no Campeonato Nacional de Clubes

Os nadadores do Académico de Viseu garantiram de forma muito competente a manutenção das suas equipas no Nacional da Segunda Divisão. Foi em Tomar nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro que decorreu o disputadíssimo Campeonato.

Tópico(s) Artigo

  • 12:39 | Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025
  • Ler em 2 minutos

Fim de semana muito intenso e com emoção até ao fim, foi o que caracterizou esta competição, que contou com 48 equipas, com 452 nadadores, nas Piscinas Municipais de Tomar. Durante as quatro sessões da prova o carrossel de alteração na classificação esteve muito ativo, com todos os desfechos a poderem acontecer, à entrada para a última prova.

O Académico esteve presente nesta edição da 2ª Divisão Nacional, com o objetivo muito claro de garantir a manutenção. Desciam à Terceira Divisão quatro equipas de cada género, subindo à primeira divisão as equipas do pódio, três.

O Académico apresentou equipas que eram um misto de nadadores experientes e alguns a darem os primeiros passos nestes palcos.

O nível deste ano estava elevadíssimo, com Recordes Nacionais a serem batidos durante o Campeonato, tornando a tarefa das equipas muito difícil.


O Académico escalou para esta prova Mafalda Rosa, Madalena Machado, Maria Lopes, Filipa Dias, Alice Rodrigues e Lara Fonseca, chamando a este Campeonato, em Masculinos André Moura, André Santos, Tomás Sousa, Rafael Parente, Tiberius Neagu, Guilherme Silva e João Vitória.

O conjunto de prestações e dedicação de cada atleta fez o resultado final, que garantiu as equipas do Académico por mais um ano no Campeonato Nacional da 2ª divisão. As provas de fundo, entregues a Mafalda Rosa e a André Santos foram decisivas, para o Académico, sendo Bruços o vértice decisivo para os resultados de ambas as equipas Academistas, com Maria Lopes e André Moura a assumirem-se como os Brucistas de serviço. Seria injusto não referir cada um dos atletas que vestiu as cores do Académico neste Nacional, pois o esforço de cada um foi decisivo para manter os Viseenses neste patamar.

Quem viveu de perto esta prova sentiu a emoção e vertigem que esta competição aporta, não deixando nenhum dos presentes indiferente. Segundo os responsáveis Academistas este resultado foi conseguido com “muito trabalho, muito esforço, muito suor, mas ainda assim a superação teve que nos sair da alma.” Recorde-se que à entrada para a última jornada os Academistas estavam abaixo da linha de água, com a incerteza do desfecho final. Não só as provas de Bruços foram decisivas, como a garantia “cravada” pelos desempenhos nos 4×200 Livres, foram fundamentais.

Mais uma página escrita pelo Académico de Viseu na Natação Nacional. As nadadoras Academistas conseguiram subir sete lugares na última jornada, ficando na 13ª posição, tendo entrado para a ultima sessão em zona de descida. Os nadadores do Académico, ficaram na 20ª posição, garantindo desta forma fantástica a manutenção. 

Avizinham-se agora os Zonais Norte de Juvenis, já no próximo fim de semana, em Estarreja, a antecederem o Nacional de Juniores e Seniores, em Leiria.

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora