Fim de semana muito intenso e com emoção até ao fim, foi o que caracterizou esta competição, que contou com 48 equipas, com 452 nadadores, nas Piscinas Municipais de Tomar. Durante as quatro sessões da prova o carrossel de alteração na classificação esteve muito ativo, com todos os desfechos a poderem acontecer, à entrada para a última prova.
O Académico apresentou equipas que eram um misto de nadadores experientes e alguns a darem os primeiros passos nestes palcos.
O nível deste ano estava elevadíssimo, com Recordes Nacionais a serem batidos durante o Campeonato, tornando a tarefa das equipas muito difícil.
O Académico escalou para esta prova Mafalda Rosa, Madalena Machado, Maria Lopes, Filipa Dias, Alice Rodrigues e Lara Fonseca, chamando a este Campeonato, em Masculinos André Moura, André Santos, Tomás Sousa, Rafael Parente, Tiberius Neagu, Guilherme Silva e João Vitória.
O conjunto de prestações e dedicação de cada atleta fez o resultado final, que garantiu as equipas do Académico por mais um ano no Campeonato Nacional da 2ª divisão. As provas de fundo, entregues a Mafalda Rosa e a André Santos foram decisivas, para o Académico, sendo Bruços o vértice decisivo para os resultados de ambas as equipas Academistas, com Maria Lopes e André Moura a assumirem-se como os Brucistas de serviço. Seria injusto não referir cada um dos atletas que vestiu as cores do Académico neste Nacional, pois o esforço de cada um foi decisivo para manter os Viseenses neste patamar.
Quem viveu de perto esta prova sentiu a emoção e vertigem que esta competição aporta, não deixando nenhum dos presentes indiferente. Segundo os responsáveis Academistas este resultado foi conseguido com “muito trabalho, muito esforço, muito suor, mas ainda assim a superação teve que nos sair da alma.” Recorde-se que à entrada para a última jornada os Academistas estavam abaixo da linha de água, com a incerteza do desfecho final. Não só as provas de Bruços foram decisivas, como a garantia “cravada” pelos desempenhos nos 4×200 Livres, foram fundamentais.
Avizinham-se agora os Zonais Norte de Juvenis, já no próximo fim de semana, em Estarreja, a antecederem o Nacional de Juniores e Seniores, em Leiria.