Académico de Viseu conquista oito pódios no Meeting Internacional “Queima das Fitas”

   Na contabilidade geral os Academistas somaram 13 lugares de pódio, individuais, com 4 vitórias, 3 segundos lugares e 6 terceiros lugares.

Tópico(s) Artigo

  • 14:59 | Quarta-feira, 01 de Junho de 2022
  • Ler em 3 minutos

O Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra foi palco do XXXIII Meeting Internacional “Queima das Fitas”, onde os nadadores do Académico evidenciaram um nível muito alto, com a participação em 16 finais, arrecadando no total 8 medalhas.

O Meeting decorreu nos passados dias 28 e 29 de maio e decorreu no regime de eliminatórias e finais. Estiveram em Coimbra 54 clubes, portugueses e estrangeiros.

O Académico ficou em terceiro lugar do medalheiro final, ficando ainda na nona posição por pontos, feito que confere grande realce à prestação dos Viseenses, que se deslocaram a Coimbra com apenas seis nadadores e conseguiram o “top ten” entre 54 equipas.


         Em termos individuais Beatriz Cardeal venceu os 200 Mariposa de forma fantástica, com o crono de 2.20.85s, vencendo ainda os 1500 Livres, com muita categoria. Nos 800 Livres a vencedora foi Joana Cardeal, cabendo o segundo lugar à, também Academista, Beatriz Cardeal, ficando na terceira posição a nadadora do Sporting CP Maria Moura. Joana Cardeal brilhou também com as vitórias nos 200 Estilos e ainda chegou a vencer os 400 Estilos, mas viria a ser desqualificada por um suposto movimento alternado aos 250 metros. Nuno Sousa participou em todas as finais A de costas, 50, 100 e 200 metros, disputando também a final A dos 50 Bruços André Moura. Tiberius Neagu conseguiu também entrar na final A dos 200 Mariposa.

Nas estafetas mistas, André Moura, Nuno Sousa, Joana Cardeal e Beatriz Cardeal foram medalha de prata nos 4×100 Estilos e bronze nos 4×100 Livres. O ouro na estafeta de Estilos falhou por muito pouco, com os Academistas a ficarem a apenas 3 décimos de segundo da Seleção jovem Portuguesa.

Nota ainda para a estreia de Madalena Figueira em Meetings Internacionais, com o apuramento para as finais B dos 100 e 200 Costas.

 

 

Cadetes no pódio da classificação geral do Torneio de Castro Daire

Os nadadores cadetes do Académico de Viseu disputaram no dia 29, em Castro Daire, o Torneio do Clube local, subindo ao pódio da classificação final por equipas, em competição ganha pela equipa do Leixões.

         Estiveram em bom plano todos os nadadores do Académico, com classificações muito meritórias e muitos records pessoais. Os cadetes Academistas escalados para o importante torneio foram Afonso Oliveira, Manuel Maia Gomes, Gabriel Correia, Rafael Parente, Tomás Sousa, André Santos, Henrique Loureiro, Tiago Ôlas, Duarte Silva, Lourenço Dias, Gabriel Fernandes, Francisco Vitória, Gabriel Batista, Lara Oliveira, Alice Rodrigues, Mariana Carvalho, Matilde Fernandes, Sara Neto, Inês Martins e Matilde Breda.

O desempenho de todos foi fantástico, verificando-se, desde logo, pelas vitórias nas estafetas de 4×50 Livres e 4×50 Estilos. Estas conquistas dos nadadores do Académico, contribuíram de forma decisiva para a subida ao pódio, na geralmente clubes.

É de realçar a elevada taxa de novos máximos pessoais, denotando a evolução dos jovens nadadores de Viseu, que se afirmam cada vez mais, como sendo o futuro da natação em Viseu.

Tomás Sousa do Académico afirmou-se como um dos melhores valores presentes em prova, comas vitórias nos 200 Estilos e nos 100 Bruços.

Na contabilidade geral os Academistas somaram 13 lugares de pódio, individuais, com 4 vitórias, 3 segundos lugares e 6 terceiros lugares.

Já no próximo fim de semana os Academistas irão disputar o Meeting Internacional do Porto, com um cartaz recheado de grandes valores Nacionais e muitos clubes estrangeiros, que vão trazer muita qualidade à histórica competição, que vai já na sua 37a edição.

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora