9º Festival da Truta de 2 a 5 de junho

Esta 9ª edição pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da Truta do Rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico.

Tópico(s) Artigo

  • 15:08 | Quarta-feira, 01 de Junho de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Praia Fluvial de Fráguas será o palco de mais uma edição do Festival da Truta, a realizar de 2 a 5 de junho, numa organização do Município de Vila Nova de Paiva.

Esta 9ª edição pretende, uma vez mais, realçar todo o potencial da Truta do Rio Paiva como um dos ex-libris do concelho, com um excelente aproveitamento turístico e gastronómico.

O programa abre com ações de sensibilização transversais à importância da preservação dos rios e das suas espécies, com o apoio da Escola Superior Agrária de Viseu – ESAV e do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente – GEOTA.


Prática habitual nesta iniciativa, o repovoamento dos rios do concelho é um dos pontos centrais do programa, em colaboração com os clubes de Caça e Pesca, as Juntas de Freguesia e o Agrupamento de Escolas, tem por objetivos a manutenção do equilíbrio faunístico, permitir o desenvolvimento desta espécie piscícola e sensibilizar para a preservação dos rios e das suas espécies autóctones.

Sábado, dia 4, inicia com um convívio de Pesca, na charca da Cova do Barro, realçando uma das atividades que melhor carateriza estas terras do Alto Paiva. Pelas 09h00, apelamos à solidariedade com a caminhada Todos Por Todos, da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O domingo, 5, a partir das 10h00, na Praia Fluvial de Fráguas, é possível visitar os expositores de produtos regionais e artesanato e pelas 10h30 decorrem as atividades seniores “+Desporto, +Saúde”. Neste certame demonstramos o potencial gastronómico da truta nos restaurantes e tasquinhas gastronómicos presentes no festival.

A oficina Kokedamas – Jardins Suspensos, com o apoio do núcleo ASPEA/Viseu, propõe a execução manual de bolas de musgo, usadas para cultivar diferentes espécies de plantas, uma atividade com origem no Japão e que pode ser realizada em família.

A animação musical também marca presença com a atuação do grupo Family Music e pelas 16h00 Ruizinho de Penacova sobe ao palco e promete animar com a sua música, as cantigas à desgarrada e a boa-disposição.

A par do 9º Festival da Truta, decorre nos restaurantes aderentes do concelho, de 3 a 5 de junho, a Mostra Gastronómica dedicada a esta iguaria.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora