Somos Enfermeiros 365 dias

12 de maio dia internacional do enfermeiro.

  • 10:29 | Sexta-feira, 12 de Maio de 2017
  • Ler em 2 minutos

Bem sei que por norma a cada Dia Internacional está associado alguém que marcou o que esse Dia representa. Ao evocar esse alguém recorda-se a sua obra, obra essa que não foi feita num só Dia, antes nos dias de toda a sua vida. Partindo desse pressuposto, só tem interesse este tipo de comemoração se todos os dias contribuirmos para o que ele na verdade representa. Hoje, Ser enfermeiro.

Por sermos enfermeiros todos os dias reservo este dia- Internacional do Enfermeiro– para falar de vós e para vós cidadãos. Já antes o escrevi no entanto reforço somos enfermeiros porque vós existis e necessitais dos nossos cuidados de saúde. Desde a nascença até à idade de despedida somos parceiros neste caminho que é a vida. Esta parceria carece de responsabilidade e de responsabilização; de responsabilidade pela nossa parte e dos locais onde exercemos enfermagem, para que o ato de cuidar seja de excelência, de responsabilização por vossa parte impondo às instituições, prestadoras e reguladoras, a cumprirem o que lhe está atribuído- assegurar cuidados de saúde de excelência.

Não sendo eu apologista dos dias especiais, antes de pessoas especiais, assim sugiro que se lembre o dia Internacional do Enfermeiro, 12 de maio, como o dia 132 dos 365 dias do ano em que algures por ai haverá sempre um enfermeiro; seja no centro de saúde, seja no Hospital, seja no lar, seja em qualquer local perto de si os enfermeiros estarão atentos para o caso de necessitar dos seus cuidados.


Aproveito, este dia, para vos dizer que.

Sendo a saúde o bem mais valioso que nasce connosco não deixe que por desleixe seu este se deteriore. Para tal seja um atento observador, um responsável um insistente e exigente cidadão no exercício da sua cidadania batalhe para que os seus deveres e direitos no geral e na saúde em particular não passem a estar do lado de quem nos governa.

Como curiosidade histórica. O dia Internacional do Enfermeiro foi escolhido pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN – International Council of Nurses) ser o dia 12 de maio por ser o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.

Sugestão de leitura: Quem foi  conhecida como “a dama da lâmpada” e a sua importância na guerra da Crimeia.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião