Solidariedade – Passo seguinte

Mas também se devem ouvir com atenção as entidades empregadoras que manifestaram a intenção de contratar cidadãos ucranianos. O primeiro passo será ter a noção do número de ucranianos que chegarão a Portugal. O segundo, será o de saber quais as idades e as suas competências profissionais.

Tópico(s) Artigo

  • 21:28 | Segunda-feira, 07 de Março de 2022
  • Ler em 2 minutos

A solidariedade mundial encontra em Portugal um expoente máximo do ser mais profundo do nosso povo.

De Norte a Sul e ilhas, as toneladas de bens que temos nas estradas com destino às fronteiras da Ucrânia, falam por si neste gesto ímpar de quem sente as dores e o sofrimento alheios. De quem na desgraça e na calamidade diz presente, mesmo e se a 4 mil quilómetros de distância.

Há, porém, outra etapa a cumprir. Se a ajuda humanitária se destina essencialmente aos que ficaram no seu devastado país, numa luta corajosa e indómita contra o invasor, outra fase deste elo solidário há para alcançar e funcionalizar. O de acolher condignamente os milhares de ucranianos que saem do seu país, mãos vazias e coração cerrado, idosos, mulheres e crianças que deixam os seus haveres, os seus filhos, os seus maridos, os seus pais, a braços com a hercúlea missão de lutar pela sua pátria.

 


Há, pois, que encarar esta segunda parte da realidade e encontrar as soluções exigidas para o bom termo da solidariedade com estes refugiados.

Nesse sentido deve-se dar voz e oportunidade a todos os portugueses que queiram receber temporariamente estes refugiados, numa solução de emergência, para que se proporcione o acolhimento institucional com condições de cidadania plena, integração e consistente solução futura.

Mas também se devem ouvir com atenção as entidades empregadoras que manifestaram a intenção de contratar cidadãos ucranianos.

O primeiro passo será ter a noção do número de ucranianos que chegarão a Portugal. O segundo, será o de saber quais as idades e as suas competências profissionais.

Para o efeito, encontra-se disponível na página do IEFP um formulário para registo da intenção de contratação de cidadãos ucranianos, https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine também se encontrando disponível o email ofertasucrania@iefp.pt para esclarecimento das dúvidas suscitadas.

Após esta triagem e com o pragmatismo e rigor necessários, concretizar-se-á este pleno passo de integração, com resultados práticos e concretos para o mais amplo significado do acolhimento e solidariedade daqueles que perderam uma pátria, as suas famílias, os seus familiares e escolheram Portugal para reconstruir uma vida com futuro.

 

(Fotos DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião