O fim de 1945

Destruído o quarteirão de velhas casas, incluindo a de Eugénio de Castro, que saiu combalido desse desgosto de fim de vida, e quebrado o monumento a Camões...

  • 15:15 | Domingo, 04 de Abril de 2021
  • Ler em < 1

A cidade universitária de Coimbra, que hoje se contempla no topo da Alta, a pedir comparação vaidosa com a Sé Nova e o Paço das Escolas, estava, em 1945, em plena construção.

O ano começara com o lançamento das Escadas Monumentais e ia agora terminar com a abertura dos alicerces da Faculdade de Letras.

Destruído o quarteirão de velhas casas, incluindo a de Eugénio de Castro, que saiu combalido desse desgosto de fim de vida, e quebrado o monumento a Camões, erguido pelos estudantes republicanos em final do século XIX, as obras da Faculdade de Letras foram encetadas em 21 de Dezembro. Haviam de prosseguir até à inauguração, em 1951.

Por esses dias, Primo Levi começou a narrativa da sua prisão e envio para o campo de concentração de Auschwitz.


 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen office lisans satın al office 2019 satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno