Há pobres que nunca votaram…

As televisões ajudaram à festa com os seus reality shows, as suas novelas, os seus noticiários retorcidos, as suas Cristinas gritadeiras e as suas Mayas peixeiras. Tudo se nivelou por baixo. Os Tony Carreiras tornaram-se astros-reis. O José Rodrigues dos Santos, o supra-sumo dos escritores de cordel. O jornal que ainda se vende como papos-secos é o Correio da Manhã, com as suas historietas de faca e alguidar, as suas tretas, as suas petas.

Tópico(s) Artigo

  • 10:31 | Segunda-feira, 28 de Setembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

São anticomunistas sem saberem o que é o comunismo. São contra o socialismo por ouvirem o padre dizer, ou o cacique lá da terra. Têm a memória curta. Comeram o pão que o diabo amassou durante o Estado Novo, mas dizem agora que nunca viveram tão bem como no tempo de Salazar. Os seus pais, tios, avós, morreram numa guerra injusta, inútil. Quase não foram à escola porque, naquele tempo, começava-se a trabalhar cedo. E, depois de Abril, a não ser durante o tão amaldiçoado PREC e as suas campanhas de alfabetização, os sucessivos governos cuidaram de conservá-los na ignorância, mais fáceis de domar, de manter na mansidão. As televisões ajudaram à festa com os seus reality shows, as suas novelas, os seus noticiários retorcidos, as suas Cristinas gritadeiras e as suas Mayas peixeiras. Tudo se nivelou por baixo. Os Tony Carreiras tornaram-se astros-reis. O José Rodrigues dos Santos, o supra-sumo dos escritores de cordel. O jornal que ainda se vende como papos-secos é o Correio da Manhã, com as suas historietas de faca e alguidar, as suas tretas, as suas petas.

Tudo se fez para os tornar agora presas fáceis do messias que lhes vem falar ao coração, bichanar-lhes ao ouvido que se não têm melhor sorte a culpa é dos negros e dos radicais islâmicos que estão a tentar tomar conta do País, e dos políticos que são todos corruptos menos ele.

Promete-lhes mundos e fundos ao mesmo tempo que acena, aos ricos, com menos impostos e menos despesas e ralações com os trabalhadores.


A bota não dá com a perdigota mas eles, os pobres, não se apercebem disso. Que lhes querem roubar as poucas garantias laborais que ainda têm. E que, com o novo deus, a sua saúde terá que ser garantida a pagantes ou, se não puderem pagar, que morram para um canto sem maçarem quem moureja de Sol a Sol por uma côdea de pão. E que os seus filhos e netos ficarão sem poder tirar um curso, singrar na vida, porque toda a Educação será paga e reservada aos mais endinheirados.

Eles não acreditam quando lhes dizemos que o seu ídolo é fascista e que o fascismo nada trouxe de bom à Humanidade, apenas guerra e miséria, exploração e capitalismo sem rei nem roque. Não querem acreditar que aquele senhor tão bem-falante, de olhos de carneiro mal morto e que até chora em público, seja um lobo mascarado de cordeiro.

Nunca votaram. Mas passarão a botar uma cruz na cruz gamada disfarçada de cruz de Cristo com que enfeitarão as urnas, as de voto e as suas.

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por