Discriminação feminina em pleno século XXI

A visão de que os homens são mais autoritários e consistentes e mulheres mais inconstantes e subservientes enfatiza a competitividade e a necessidade de serem melhores entre elas. Muitas mulheres criam aversão à maternidade, acredito eu, para não verem as suas vidas reduzidas e menos valorizadas. Somos classificadas pela roupa que vestimos ou até pelo número e qualidade dos relacionamentos que temos.

Tópico(s) Artigo

  • 19:19 | Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020
  • Ler em 4 minutos

Longe de ser um tema de outros tempos no qual as mulheres não podiam trabalhar, estudar, votar ou mesmo vestir-se da forma que desejavam, a discriminação feminina ainda se faz sentir diariamente na nossa sociedade.

Falemos da realidade portuguesa de costumes tradicionalistas, de um machismo enraizado culturalmente, muitas vezes, digo, subconsciente, subtil e tantas vezes praticado pelas próprias mulheres que não sabem pensar por si próprias e estão formatadas para agir de acordo. Não são todas, é um facto, mas são muitas ainda.

Tudo se deve aos estereótipos de géneros criados de que os homens são mais capazes, evidenciando a mulher como mais orientada para a gestão da casa e o seu papel de mãe. Exemplo disto é o de numa entrevista de trabalho serem questionadas acerca de terem filhos, coisa impensável quanto a um homem como se esta função fosse exclusivamente feminina e o facto de um homem ser pai não influenciar em nada a sua competência como trabalhador. A desigualdade salarial em cargos de igual importância também é um exemplo evidente.


Ainda hoje, aqui, sentada num café a desenvolver esta crónica, um grupo de jovens não fazendo ideia do que estou aqui escrever toca na ferida feminina como se me lessem o pensamento, eles acenam em concordância sem se prenunciarem profundamente sobre o assunto estando a salvo deste estigma. Estas novas gerações de homens mais educados para a igualdade ainda caem nos costumes muitos pelo comodismo que é, desde sempre, ser homem.

A mulher, definida como um ser frágil, delicado e vulnerável é por eles desvalorizada mesmo que afirmem negativamente esse preconceito. Contrariamente muitas de nós sabemos o quão multifacetadas somos e indispensáveis em todos os campos. Dotadas da mesma capacidade intelectual e concomitantemente com a capacidade de desenvolvermos as mais variadas tarefas.

A visão de que os homens são mais autoritários e consistentes e mulheres mais inconstantes e subservientes enfatiza a competitividade e a necessidade de serem melhores entre elas. Muitas mulheres criam aversão à maternidade, acredito eu, para não verem as suas vidas reduzidas e menos valorizadas. Somos classificadas pela roupa que vestimos ou até pelo número e qualidade dos relacionamentos que temos. Devemos então assumir a responsabilidade dos nossos comportamentos e reconhecer os nossos preconceitos.

É comum as mulheres serem avaliadas pela sua aparência enquanto homens por aquilo que fazem. Este sexismo está longe de acabar. Encontrei um exemplo interessante em que um homem que assuma funções ou caraterísticas femininas é visto como medíocre porque se rebaixa à condição feminina e de forma adversa, uma mulher a quem se atribui coisas tradicionalmente masculinas é sobrevalorizada. Pensem num homem com um vestido ou uma mulher que veste um fato. Exemplo claro este.

Mulheres mais preocupadas com a imagem são conotadas de fúteis. Ser feminina não tem que anular necessariamente o feminismo. E passo a explicar, para quem ainda não sabe, que o feminismo não é ser superior e sim igual, dentro das nossas diferenças. Enquanto que mulheres fortes e duras são elogiadas pelas suas qualidades de liderança. A sensibilidade e a emoção ainda são caraterísticas impeditivas do sucesso.

O neomachismo, novo conceito do machismo clássico, é nada mais nada menos que uma forma disfarçada de dizer que as mulheres são inferiores aos homens, que têm menos valor e menos direitos. É praticado por ambos os géneros e normalmente tende a acreditar que o feminismo não é um movimento de igualdade de direitos, mas sim semelhante ao machismo. Sim, o neomachismo é uma visão masculina ou feminina culturalmente implantada, é discreto e entendido como natural.

Não nos enganemos, os preconceitos existem e sempre existirão.  Será uma luta constante para que sejam conquistados cada vez mais direitos, mas dificilmente chegaremos a uma igualdade perfeita. As mulheres terão sempre maior dificuldade para arranjar emprego, ganharão menos e claramente serão menos bem posicionadas hierarquicamente nos seus postos de trabalho. É cultural.

Cada vez vemos mais casais abertos à aceitação de partilha de tarefas, de mente aberta e visão alargada da sociedade moderna, mas atrevo-me a dizer que o número crescente de divórcios se deve exatamente à imposição feminina, sua coragem e autoconfiança.

As maiores desigualdades são mais evidentes nos meios rurais onde as mulheres são menos emancipadas e onde também são mais vítimas de violência doméstica.

As novas gerações já estão mais educadas para a igualdade de géneros, mas existe a necessidade de as escolas intervirem mais neste sentido para educarmos homens e mulheres mais justos e conscientes e para que não exista a subordinação de um sexo ao outro. Queremos cada vez menos mulheres oprimidas e mais mulheres cientes do seu valor e capazes de enfrentar esta realidade cruel.

A discriminação feminina é universal e após mais de dois séculos de movimentos feministas, ainda há muito caminho a ser percorrido.

De entre tantas mulheres de sucesso que podia referir para terminar este artigo, escolhi uma por quem tenho enorme admiração, por toda a sua história de superação, Oprah Winfrey. Mesmo tendo uma infância pobre e na qual sofreu de abusos sexuais durante 5 anos, rompeu com a ideia de que uma mulher negra não pode chegar ao topo e com a sua história inspirou o universo feminino.

‘’Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher neste mundo e não ser uma.’’

OPRAH WINFREY

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião