Dar coerência à solidariedade – Passo seguinte…

... a Plataforma “Portugal for Ukraine” (...) Contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.

Tópico(s) Artigo

  • 11:01 | Quinta-feira, 10 de Março de 2022
  • Ler em 2 minutos

No meu último artigo escrevi sobre a solidariedade de Portugal para com os refugiados vindos da Ucrânia e sobre as etapas que na sequência dessa solidariedade e disponibilidade é curial cumprir.

Após as toneladas de bens de primeira necessidade enviados em frotas de camiões para as fronteiras com a Ucrânia; depois das muitas dezenas de autocarros enviados para trazerem idosos, mulheres e crianças para Portugal, o Governo já disponibilizou um site no IEFP para registo de contratação de cidadãos ucranianos https://www.iefp.pt/portugal-for-ukraine.

Agora foi disponibilizada a Plataforma “Portugal for Ukraine”, disponível no endereço PortugalforUkraine.gov.pt, “que visa congregar todas as respostas e ações em curso tendo em vista o apoio a pessoas deslocadas da Ucrânia, dentro e fora de Portugal, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal. Contém informação e contactos para apoio relacionados com a vinda para Portugal, transporte, documentação, emprego e formação, educação, saúde e habitação.”


Tinha sido previamente também aprovado o Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações, que continha a Portaria nº 183/2020, de 5 de Agosto, criando os cursos de Português Língua de Acolhimento – Cursos PLA, que visam contribuir para a melhor integração dos migrantes acolhidos e fixados em Portugal. Destinam-se estes cursos a migrantes com idade igual ou superior a 18 anos cujo língua materna não é a portuguesa.

 

 

Desta forma e com estas medidas, Portugal vai mais longe na funcionalização coerente, pragmática e racional do primeiro passo expresso: o da solidariedade…

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Opinião