Viseu e as viaturas abandonadas na via pública

por Paulo Neto | 2015.05.17 - 14:16

Viseu tem muitas viaturas abandonadas na via pública, proximidade e parques. Serão vários os motivos a originar o acto, cada caso devendo ser considerado nas suas várias vertentes: proprietário idoso, falecido, ausente no estrangeiro, indigência, desmazelo, etc.

Mas e essencialmente cremos que os cidadãos abandonam seus veículos porque avariaram ou deixaram de precisar deles, deixando-os ao Deus-dará.

A ser assim, é uma atitude negligente, lesiva da qualidade de vida dos outros, da imagem zelosa que a cidade pretende ter, muito pouco ecológica, visualmente poluidora e completamente desarmoniosa.

Por vezes, também, os proprietários não têm condições económicas para proceder à sua remoção nem local para onde as remover. Também não é descartável a hipótese de serem viaturas roubadas e abandonadas (algumas até têm matrículas estrangeiras…).

A abordagem deste assunto quer-se de alerta e sensibilização para uma realidade e pedagógica na acção. Há legislação sobre o assunto. Há uma polícia municipal que poderia ser preparada para esta problemática e investida de ordens para agir em conformidade.

Anexo posturas de outros municípios que podem ser matriciais.

No fundo, uma viatura estacionada há mais de um mês na via pública é considerada abandonada. Há que as referenciar, detectar seus proprietários, notificá-los, dar-lhes um prazo para a remoção e/ou proporcionar-lhes esse serviço, para um parque a designar/criar pela autarquia, que viria a ser legítima proprietária do veículo por comum acordo ou após determinado prazo, podendo, então proceder ao seu abate/alienação.

Não ignoramos que o executivo tem muito em que pensar, que a oposição vive seus dias de Bela Adormecida, por isso o Rua Direita, de graça, faz o papel de ambas.

Não precisam de agradecer…

ab1ab3ab2ab4ab7ab5ab6ab8ab9ab10ab20ab11ab13ab14ab15ab16ab18ab19

 

Ps: Deixamos duas dezenas de exemplos em fotografias. Todas foram tiradas dentro da zona urbana. Podíamos deixar meio cento ou mais… Mas não queremos ser acusados de tirar o trabalho aos eleitos, aos zelosos fiscais camarários e aos diligentes polícias do município. As viaturas fotografadas são um mero exemplo. O eventual abandono carece de legal confirmação.

http://www.cm-vidigueira.pt/dynamic-media/file/2012-reg-remocao-recolha-veiculos.pdf

http://pm.cm-lisboa.pt/conteudos/menu-principal/area-operacional/mobilidade-urbana/viaturas-abandonadas.html

http://www.mun-setubal.pt/pt/pagina/remocao-de-viaturas/60