“Uma coisa pensa o cavalo; outra quem está a montá-lo”

    A história da moral   Você tem-me cavalgado, seu safado! Você tem-me cavalgado, mas nem por isso me pôs a pensar como você.   Que uma coisa pensa o cavalo; outra quem está a montá-lo.   Alexandre O’Neill in “De ombro na ombreira”, 1969         País acrítico manobrado por uma […]

  • 13:13 | Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016
  • Ler em 2 minutos

 
 
A história da moral
 
Você tem-me cavalgado,
seu safado!
Você tem-me cavalgado,
mas nem por isso me pôs
a pensar como você.
 
Que uma coisa pensa o cavalo;
outra quem está a montá-lo.
 
Alexandre O’Neill
in “De ombro na ombreira”, 1969
 
 
 
 
País acrítico manobrado por uma CS voraz, acefalamente monitorizada, a mando de políticos amorais.
Nunca as gamelas foram tão concorridas e as varas tão bem cevadas.
Ajustado o cangote e a cerviz vergada, a voz do dono é aguilhada leve a troco de subserviente sobrevivência.
Basta propagar o despudor insidioso da mentira pérfida, para que a turba consumidora de ecos “prêt-à-porter” – concebidos para QI’s abaixo dos símios – exalte exuberante ao ruído da estrepitosa cacofonia vil.
Pois foi assim que comecei o meu dia, ao viajar net fora pelas páginas dos jornais diários nacionais…
É desconcertante e inquitante a desvergonha de alguns jornalistas a soldo da voz do dono…
Mas mais perturbador é perceber que este país tantos anos subdesenvolvido, atávico e depois, em vias de desenvolvimento, com 42 anos de democracia na pele, ainda continua maioritariamente inconsciente do que o rodeia, manobrável pelos manipuladores do costume, aliterado e, fundamentalmente incapaz de formular uma crítica séria e fundamentada ao real que os envolve, conduz e trucida.
O carneirismo na sua mais eloquente expressão, a ser conduzido, em rebanho, dócil e jovial à tosquia, primeiro e depois, à ara da imolação/degolação.
Espoliados até ao tutano de todos os seus direitos tão arduamente adquiridos, vão recorrentemente e com uma amnésia estupidificada pôr-se à guarda não do pastor, mas sim da alcateia de lobos de fauces sangrentas escancaradas à espera ávida do pitéu.
País dos três “efes”… do Futebol, do Fado e de Fátima, tudo deglutido com três arrotos, uma patanisca de bacalhau e meio canadão de briol.
 
Entretanto parece que existe (?) uma coisa chamada “erc”, talvez abreviatura de hercúleo sem agá… mas com magnos papas com um eme pequenino.
 
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial