Truques vivazes

Almeida Henriques deixa chegar a cidade de Viseu a um estado pré-caótico por forma a que os mais atentos e audazes lhe chamem a atenção, o repreendam, lhe dêem um “puxão de orelhas” para, passando uns tempos, fazendo de conta que não ouviu o reparo, vá de sua própria iniciativa consertar o que lhe “mandam”. Mais, […]

  • 13:00 | Sexta-feira, 29 de Abril de 2016
  • Ler em 2 minutos

Almeida Henriques deixa chegar a cidade de Viseu a um estado pré-caótico por forma a que os mais atentos e audazes lhe chamem a atenção, o repreendam, lhe dêem um “puxão de orelhas” para, passando uns tempos, fazendo de conta que não ouviu o reparo, vá de sua própria iniciativa consertar o que lhe “mandam”.
Mais, aproveitando o ensejo para fazer da incúria obra feita. Logo, , o excelso e magnífico autarca a curar pela qualidade de vida de Viseu e dos viseenses.
O Rua Direita e suas consequências, perante a indiferença e a negligência de quem de direito, que deixou chegar o desleixo a um ponto iniludível de saturação. Perante os artigos escritos – deveremos ser os únicos “adjuvantes-funcionários” camarários que trabalhamos pedagogicamente e de borla – deixam passar o tempo do “nojo” para não parecerem uns “zéquinhas” bem-mandados, e lá vão à carga. Muito bem, o que importa é ter a humildade de reconhecer os erros e as deficiências.
O fantástico é a forma de reverter o assunto em seu favor…
E aqui, tiramos-lhe o chapéu, pois é ilusionismo puro fazer da inépcia obra.
E aqui estará, provavelmente, a maior qualidade deste Executivo e da sua corte de bem-pensantes assessores do mais alto coturno neuronial.
Ele é a SIC a filmar os prestimosos Duponts, ele são os diários do burgo a “dar” primeiras páginas à grande obra, ele há-de ser o CM a fazer uma longa-metragem sobre o assunto.
Pela nossa parte, damos 19 a tão bons alunos e vamos pô-los no quadro de honra. Demoram um tempito a aprender mas, quando a lição lhes entra crânios adentro, soletram-na de cor, da frente para trás e de trás para a frente, num quase psitacismo harmónico.
Faz-nos lembrar a governança de Coelho&Portas, que de todos os desaires – e foram às centenas – fazia a 8ª maravilha do mundo.
E aqui, caros leitores, estará talvez a essência do bom autarca/governante: engodar o anzol com boas e gordas minhocas, tornando o isco apetitoso. O peixe que o morde ligeiro só dá pelo ardil quando tem o ferro cravado fundo na glote.
E a jeito de remate, o RD não vai à pescaria depois e a convite. Vai antes e por sua própria iniciativa.
Ainda pode ler mais e …
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial