Roma traditoribus non premiae

Há asserções inultrapassáveis que ficam epigrafadas séculos afora no dorso do fugidio tempo, para que não as esqueçamos nem às causas ciclicamente recorrentes que as geraram. António Costa acabou de constituir o seu amplíssimo Governo. Desta feita – gato escaldado de água fria tem medo – tirou os primos e as tias, mas como o […]

  • 21:41 | Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
  • Ler em < 1

Há asserções inultrapassáveis que ficam epigrafadas séculos afora no dorso do fugidio tempo, para que não as esqueçamos nem às causas ciclicamente recorrentes que as geraram.

António Costa acabou de constituir o seu amplíssimo Governo. Desta feita – gato escaldado de água fria tem medo – tirou os primos e as tias, mas como o Halloween está de vésperas, congregou boa representação na matéria.


Os secretários de estado viseenses tiveram sorte, uma pelas “causas fracturantes” que abraçou de peito ancho, outro porque é um jovem desportista de muito fôlego e mais pulmão. Lidas as vísceras, a orácula de Cumas premuniu: será o futuro líder da federação do PS Viseu e o primeiro presidente socialista da autarquia local. Não temos dúvidas, ungido dos deuses e do fatum, tudo tem até para vir a ser brevemente futuro secretário-geral dos rosas, embora nunca tenha ganha uma eleição.

“Tu quoque, Brute, fili mi!”

No partido laranja, afiados os punhais, a vendetta nem fria se servirá. Querem-na já servida, ebuliente, e tal é a sede e a sofreguidão que quase parecem canibais num festim antropofágico.

Entretanto, o edil-mor viseense, como nos tempos áureos da decadência romana, convoca um festim para celebrar os seus 2 anos de triunfal e glorioso mandato. Provavelmente para fazer ver a Ruas que também tem as suas carabinas oleadas.

Por falar nisso, Almeida Henriques foi convidado para o jantar de Ruas? Ah, não sabem! Eu também não. Mas decerto que convidará Ruas para o seu epifânico auto-louvor, sentando-o na mesa de honra, ao seu lado direito.

A política tem regras de boa educação e cortesia e estas são elementarmente básicas.

Paulo Neto

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial