Quando no estrangeiro se gaba Portugal

“No lo podía haber dicho mejor! Bravo señor Costa!!” É um de muitas centenas de comentários postados, por exemplo, no “El País, o diário com maior tiragem em Espanha.

  • 20:31 | Segunda-feira, 30 de Março de 2020
  • Ler em 2 minutos

A imprensa espanhola foi enfática em louvar o primeiro-ministro português face à atitude que tomou perante a atitude do governo holandês e do seu ministro das finanças Wopke Hoekstra, durante a reunião por videoconferência com 27 dos seus pares, ao afirmar que a CE devia investigar países como Espanha que dizem não ter margem orçamental para lidar com os efeitos da crise provocada pelo coronavírus.

António Costa qualificou esta atitude de “Repugnante” e foi muito crítico desta posição assumida e comum à Áustria e à Finlândia.

“No lo podía haber dicho mejor! Bravo señor Costa!!” É um de muitas centenas de comentários postados, por exemplo, no “El País, o diário com maior tiragem em Espanha.


Também no Twitter se leem posts deste tipo, aqui da parte do fiscalista e advogado internacional Johan Bernardo Langerock:

Portuguese prime minister literally saying the attitude of the #Netherlands is repulsive. It is rare for PT leaders to make such strong statements at EU level. Also recalling period with #Dijsselbloem and warning for a collapse of EU solidarity. #euco

I stand with Portugal.

Em França, entre outras, elogia-se a medida do governo português ao regularizar a situação dos imigrantes para os proteger do covid-19.

Ou seja, esta perspectiva solidária, inclusiva e social, num momento de profundo sofrimento, de crise profunda, de perda quotidiana de vidas e de enorme incerteza face ao futuro, contrapõe-se a atitudes de um radicalismo egoísta, fora dos princípios basilares e essências da União Europeia. Qual união? Mas contrasta também com aquilo que vemos, ouvimos e lemos em Portugal, onde santos da casa não fazem milagres, e o “bota-abaixismo” se tornou praxis quotidiana por parte de muitos treinadores de bancada, radiantes pela oportunidade de exprimirem a sua visão por tudo que é comunicação social, ela sim “a mais acertada de todas”, no género “quem sabe da poda sou eu”…

De entre os políticos da oposição, destacou-se pela diferença Rui Rio, numa postura que se tem vindo a repetir, durante a entrevista recém dada à RTP1, na qual e perante o cenário que se vive, admitiu “estar ao lado do Governo até e para criação de um executivo de salvação nacional”, entendendo não ser momento de guerras partidárias, mas sim de união de esforços para superar a gravidade de quanto há que enfrentar.

“Les uns et les autres”…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial