Ora vamos lá a saber

Será a Europa o centro do mundo? Creio que já nem do nosso mundo é, com a saída do Reino Unido e as recém-tomadas atitudes da Holanda, da Áustria e da Finlândia.

Tópico(s) Artigo

    • 18:58 | Domingo, 29 de Março de 2020
    • Ler em 2 minutos

    A população do globo era em 2017 de 7,53 biliões de pessoas. Hoje e a respeito da pandemia que assola a Terra, lemos, vemos e ouvimos constantemente notícias sobre a China que tem 1,386 biliões; da Europa, 741,4 milhões; dos EUA,327,2 milhões; do Brasil, 210 milhões; da Coreia do Sul 51,47, milhões…

    Das Américas, do sul, centro e norte… Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Equador, México, Honduras, Cuba, Canadá… só se fala do Brasil e dos EUA? Ou seja, de um total de 1.002 biliões, fala-se de 537,2 milhões?

    Na África, com 1,216 biliões de pessoas, com mais de 2 dezenas de países, nada se passa?


    Na Rússia, com 144,5 milhões, está tudo calmo?

    No Médio Oriente, Arábia Saudita, Irão, Afeganistão, Paquistão e Índia…? Este último com 1,339 biliões de população, epidemia passou ao lado?

    E para lá da China, na Mongólia, no Japão, na Coreia do Norte, na Tailândia, nas Filipinas, na Malásia e Indonésia…? Não há Covidis-19??

    Esta enumeração não é exaustiva e serve como mero exemplo da discrepância informativa existente no planeta e perante uma pandemia globalizada.

    Porque este 8 e este 80? Porque tanto se sabe de uns e tão pouco ou nada se sabe de outros? Porque falamos tanto do que está a acontecer a 2.316,07 biliões e nada se diz do que se passa com os restantes 5,214 biliões de habitantes?

    Será a Europa o centro do mundo? Creio que já nem do nosso mundo é, com a saída do Reino Unido e as recém-tomadas atitudes da Holanda, da Áustria e da Finlândia.

    Serão os EUA e o Brasil o centro do mundo? Claro que não.

    Serão os países sobre os quais a informação escasseia mais restritivos na veiculação dos seus números? Ou grande parte destes países não terão a capacidade de monitorizar este surto epidemiológico?

    Muitas perguntas. Responda quem souber. Provavelmente a OMS seria a entidade indicada para tal resposta…

    Gosto do artigo
    Publicado por
    Publicado em Editorial