O autarca das lonas

Porém, de tanto repetir a inércia arrastada “do estamos a fazer” e nada se vendo para além dos “cortinados”, o autarca arrisca-se a que já ninguém acredite nas suas promessas, afinal, em lona lavradas.

  • 15:08 | Sábado, 26 de Dezembro de 2020
  • Ler em 2 minutos

É sistémico, como agora se diz… o autarca-mor viseense, com especial incidência nos meses que antecedem eleições, planta lonas por tudo quanto é sítio.

Inaugurou assim uma nova forma de fazer política. Não executando as obras prometidas por se ter gasto o dinheiro em vãs folias, mas erguendo autênticas “obras de arte publicitárias” a repetir que as vai fazer. Em lona.


Os latinos diziam “bis placenta repetita”, aquilo que é repetido agrada. Talvez seja fundado nesta asserção que as exibe. Talvez seja este, afinal, o seu lema.

Porém, de tanto repetir a inércia arrastada “do estamos a fazer” e nada se vendo para além dos “cortinados”, o autarca arrisca-se a que já ninguém acredite nas suas promessas, afinal, em lona lavradas.

Acresce que essas lonas são pagas com dinheiro do erário público para a propagando do que ninguém vê, mas que serve, a oito meses das eleições autárquicas, para fazer campanha eleitoral. O que é uma habilíssima estratégia…

E se analisarmos por alto o sintético e astuto discurso que as lonas alardeiam, do tipo: “Estamos a reabilitar o nosso bairro municipal…” bom é de ver que a equipa camarária de comunicação / publicidade, se esforça nestes plurais majestáticos, por incluir o autarca, nesta 1ª pessoa do plural – eu e o colectivo – no uso do possessivo “nosso” e por aí adiante.

Nada fica ao acaso. Só a obra propriamente dita. E até há quem diga que o dinheiro escasseia, que os muitos milhões que as lonas anunciam não existem. E que até os muitos milhões pedidos de empréstimo à banca com pagamento a 20 anos, já se esfumaram no sorvedoiro habitual.

Talvez afinal esteja é mesmo “nas lonas.”

Ou então, as obras serão todas para inaugurar, em catadupa, no mês que antecede as eleições, ou seja, aí para Setembro de 2021…

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Editorial

Office Lizenz Kaufen Windows 10 pro lizenz kaufen Office 2019 Lizenz Office 365 lizenz kaufen Windows 10 Home lizenz kaufen Office 2016 lizenz kaufen windows lisansları windows 10 pro satın al follower kaufen instagram follower kaufen porno