Não tenho nada contra os ricos…

… Não tenho nada contra os ricos, escrevia. Aliás, na grande maioria das situações deve dar muito jeito não andar a contar os euros na carteira… Aquilo que tenho alguma dificuldade em compreender é uma estatística qualquer que por aí anda, afirmando, preto no branco, que nos últimos tempos os multimilionários aumentaram em Portugal e […]

  • 0:02 | Terça-feira, 21 de Outubro de 2014
  • Ler em 2 minutos

… Não tenho nada contra os ricos, escrevia. Aliás, na grande maioria das situações deve dar muito jeito não andar a contar os euros na carteira…
Aquilo que tenho alguma dificuldade em compreender é uma estatística qualquer que por aí anda, afirmando, preto no branco, que nos últimos tempos os multimilionários aumentaram em Portugal e que há mais dez mil milionários do que há três anos.
Devemos todos ficar muito felizes, não ser invejosos, manifestar o nosso regozijo e parabenizar esses Midas. Clap, clap, clap!
Uma só minúscula sombra me inquieta…
E as centenas de milhares de novos-pobres? E os milhões de portugueses que, de repente, perderam uma situação de estável mediania para se tombarem no limiar da indigência?
Será que uns ficam assim, de súbito, musculadamente ricos à custa de todos os outros que chegaram ao tutano do osso?
Talvez seja apenas a política deste governo que favorece só alguns e desgraça todos os outros… Será possível?
E a ser assim, na hora do voto — que já não anda longe — este governo deve ir pedir os votos àqueles que com a sua política foram alarvemente beneficiados.
E se forem dez ou quinze, ou até vinte mil… estamos conversados. Nem do táxi precisam para irem juntos para o parlamento. Um Smart for two bastará.
Não pretendo trazer aqui à colação a velha luta de classes, mas uma última questão, porque perguntar não ofende: Em nome de que verdade, ideologia ou credo económico andam quase onze milhões de plácidos e conformados portugueses a “cevar” essa tão-mini-minoria?
Será que afinal o G. Orwell tinha razão no seu “O Triunfo dos Porcos“?
Por este andar ainda acabo a fazer citações em inglês do Thomas Piketty, que é francês…
 
Post scriptum (com o que por aí vai até já evito escrever PS…):
Porque caíram hoje quase 30% em bolsa os títulos da PT? Haverá algum grupo gaulês a peregrinar à Nª Sª de Lourdes? Será apenas mais um milagre de São Bava? Ou de São Pedro?

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial