InvestCentro: A falta de imaginação ou o sentido de oportunismo?

por Paulo Neto | 2014.03.08 - 21:36

 

Norberto Pires aquando da sua presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, em 2012, criou o InvestCentro e tentou apresentá-lo num Conselho Regional, no final de Junho desse ano.

Porém, minutos antes do início desse Conselho foi impedido de o fazer. Como explicação foi-lhe dito que “o referido projecto tinha sido criado por uma equipa da CCDRC sem participação da tutela”. Isto, não obstante e naturalmente ter dado conhecimento à dita.

Norberto Pires tem ideias próprias e um sentido de missão apurado. O mesmo é dizer: tem cabeça e pensa por ela. Facto fenomenalmente oposto à maioria dos nossos governantes.

Até aqui, vá-lá-que-não-vá, a coisa, com mais ou menos invejas e dores de cotovelo à mistura ainda se compreende.

Porém, no dia 7 de Março de 2014 aparece na comunicação social a notícia do lançamento em Braga de uma cópia desse projecto por um indivíduo que foi secretário de Estado da Inovação concomitantemente com a presidência de Norberto Pires, na CCDRC.

Contactado por nós, Norberto Pires apenas referiu:

Quando nos copiam é porque as nossas ideias são boas, certo? Pena que no Centro a coisa não tenha avançado e tenha sido metida na gaveta. Explica muita coisa. E já agora acrescento-lhe, falei deste projecto, na presença do então Secretário de Estado da Inovação, e restantes ouvintes, em Maio de 2012, num encontro com empresários num hotel na região centro, mas infelizmente recebi um telefonema no CR a proibir-me de apresentar o InvestCentro. É claro que desobedeci, pois defendo sempre em primeiro lugar os interesses da minha Região. Mas foi infrutífero. Pedi a minha demissão poucos dias depois.”

Agora o InvesCentro passou a ser o InvestBraga. Que pensa disso?

“Que tenham sorte é o meu desejo…” e mais não disse, por elegância, supomos. A nós e perante os factos, compete tirar as adequadas ilações…

Não tarda teremos um InvestViseu. Vai uma aposta?

 

Link 1 – A apresentação do projeto InvestCentro

Link 2 – Documento entregue no Conselho Regional do Centro

Link 3 – “>TEASER (vídeo de 3 minutos)

Link 4 – a versão de BRAGA