Hélder, o Marcial…

      O nosso estimado colaborador Norberto Pires, docente da Universidade de Coimbra, ex-presidente da CCDRC e vereador da câmara de Condeixa eleito pelo PSD, recorda Sá Carneiro nesta lapidar frase: “A política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha“ E com ela remata a sua crónica de hoje no […]

  • 23:41 | Sexta-feira, 14 de Agosto de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
 
 
O nosso estimado colaborador Norberto Pires, docente da Universidade de Coimbra, ex-presidente da CCDRC e vereador da câmara de Condeixa eleito pelo PSD, recorda Sá Carneiro nesta lapidar frase:

A política sem risco é uma chatice, mas sem ética é uma vergonha

E com ela remata a sua crónica de hoje no RD, a propósito de Almeida Henriques ter arranjado forma de contornar a lei dos compromissos, aprovando em reunião camarária uma proposta que lhe permite adjudicações e etc. e tal até 75 mil euros sem dar cavaco a ninguém…
Ler aqui:
É uma norma, um procedimento, uma agilidade que se contextualiza com o modus faciendi deste autarca festaroleiro, pouco eficaz no médio e longo alcance, improdutivo nas grandes medidas até prova em contrário, de agir populista e perdulário nos gastos.
Claro que e na dita reunião os seus pares abanaram inevitavelmente com a cabeça para baixo e para cima (estão lá para isso), enquanto o PS a abanou para a esquerda e para a direita (o que é muito de admirar e de louvar). Fica o registo.
Quem ficou muito mal no retrato foi o CDS que não concorda mas vota a favor. Coerência total…
O CDS perdeu assim a oportunidade de mostrar o mínimo exigível de coluna vertebral. Os tempos do aguerrido e marcial Hélder Amaral deram lugar aos tempos da subserviência, da anuência, da cumplicidade aquiescente. E tudo a troco de quê? De um lugar na lista de deputados na coligação PSD/CDS-PP?
A ser assim, o CDS de Hélder Amaral bateu no fundo e, a partir de hoje perdeu a lógica, a razão e, naturalmente, a intenção de voltar a concorrer em próximas ou futuras autárquicas à CMV.
A política é de facto uma farsa pouco digna onde os interesses circunstanciais e pessoais se desmesuram a dimensões portentosas!
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontade / Muda-se o ser, muda-se a confiança: / Todo o mundo é composto de mudança, / Tomando sempre novas qualidades…”
Mas os homens são os mesmos, só esmorecendo a pugnitiva e marcial postura de Hélder Amaral (vou procurar uma entrevista que lhe fiz há 3 anos…) que terá trocado o lugar de vereador da oposição à CMV por um 4º lugar de candidato a deputado pelo distrito de Viseu.
É preciso ter lata!
 
Os vampiros não param de sugar a vital seiva de Atenas. Mais um 3º resgate (até o nome é feio…) quando e no entrementes surge a notícia oriunda da própria Alemanha de que este país lucrou mais de cem mil milhões de euros com a “debilidade” grega.
Lembrarmo-nos que o nazismo e o arianismo hitleriano encontraram na invocada agiotagem dos “filhos de Israel” um dos esteios fundamentais para o genocídio dos judeus…


Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial