Governo PS distribui “tachos” pela oposição?

  João Bilhim fez 70 anos. Muita saúde lhe desejamos e uma próspera reforma lhe auguramos. Porém, não os quis fazer sem se despedir da CRESAP, deixando no seu lugar Margarida Proença. Quem é a nova presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública? Vice-reitora da Universidade do Minho, doutorada em Administração […]

  • 9:56 | Terça-feira, 11 de Outubro de 2016
  • Ler em 2 minutos

 
João Bilhim fez 70 anos. Muita saúde lhe desejamos e uma próspera reforma lhe auguramos.
Porém, não os quis fazer sem se despedir da CRESAP, deixando no seu lugar Margarida Proença.
Quem é a nova presidente da Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública?
Vice-reitora da Universidade do Minho, doutorada em Administração Pública, militante ou simpatizante do PSD, diz-se.
O estranho é esta senhora, que exercia funções de vogal permanente – provavelmente um lugar mais bem remunerado do que o de vice-reitora da Universidade do Minho – ter sido escolhida por João Bilhim que, por sua vez, nesta comissão criada por Passos Coelho, foi pelo PSD nomeado. Transparente e natural, parece…
Também sabemos da “bondade” aparente e inicial desta iniciativa, mas não ignoramos que a maioria dos cargos, depois dos candidatos se terem sujeitado a todas as formalidades exigidas, eram seleccionados pela tutela laranja. Uma espécie de faz-de-conta para “inglês ver”.
O próprio CDS/PP, pelas mãos do fulano da lambreta, minou os quadros superiores do ISS com quarteirões de nomeações de tipos azulinhos, nos últimos estertores do PàF, que por lá se manterão por uns bons aninhos.
Ponto da situação: Qual a legitimidade do polémico Bilhim para nomear a sua sucessora? O cargo é dinástico?
Qual o papel do actual Governo nesta nomeação? Pardo ou de embrulho?
Ser vice-reitora de uma universidade, ser do PSD (militante ou simpatizante, isso não é relevante) e doutorada por uma universidade made-in-USA não impressiona ninguém. Provavelmente só quer dizer que a “substituta” Margarida Proença não terá paixão pelo Ensino/Educação, tendo mais propensão, não para a gloriosa investigação do Ensino Superior, mas sim para a decisão político-partidária.
Mas quererá dizer mais, que o lugarzinho de vogal permanente que ocupava teria as suas confortáveis mordomias. Mas nada que se compare, provavelmente, com as de Presidente da “coisa”…
 
(foto DR)

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial