Dia da Criação, Vinícius de Morais…

    Três notas breves, porque hoje é sábado…       Herr Schäuble, o ministro das Finanças alemão, ameaça demitir-se em rota de colisão com Frau Merkel. Europa fora correu uma inusitada onda de preocupação. Há cidadãos a perder o sono perante essa remota possibilidade, principalmente, mais a sul, os meridionais. A Grécia deu […]

  • 16:54 | Sábado, 18 de Julho de 2015
  • Ler em 2 minutos

 
 
Três notas breves, porque hoje é sábado…
 
 

 
Herr Schäuble, o ministro das Finanças alemão, ameaça demitir-se em rota de colisão com Frau Merkel. Europa fora correu uma inusitada onda de preocupação. Há cidadãos a perder o sono perante essa remota possibilidade, principalmente, mais a sul, os meridionais.
A Grécia deu um forte abanão no sistema e mostrou os seus podres. E são muitos. Um desses podres é Herr Schäuble mais os seus inconfessáveis interesses. Já em tempos o mostrara no caso Schreiber, agora… só aumentou o montante. Mas isso, na política é sintomático, pois secretário da democracia cristã não tem o mesmo cachet de ministro das Finanças, e os milhões no Luxemburgo…
 
Abriram as inscrições para o ensino superior. As Associações de Pais alertam que dos mil e tal cursos propostos apenas trinta e poucos dão alguma garantia de emprego… Penoso real, o das universidades e politécnicos que têm que sobreviver a qualquer custo, sem alunos, com dotações orçamentais muito reduzidas e com os mesmos encargos do tempo das vacas gordas…
Triste realidade, a do paraíso de Coelho & Portas, aquele onde virtualmente se criam cento e tal mil empregos, tirados da cartola, num passe de magia. O leitor sabe onde? Nós também não…
 
Portugal faz hoje oficialmente 836 anos. Uma provecta idade. Merecia mais respeito por parte dos seus governantes.
De 1580 a 1640 fomos espanhóis. Durante 6 décadas. Há quem lamente o 1º de Dezembro e sonhe esperançadamente com um nebuloso iberismo. Há quem diga que estaríamos melhor… A perda da independência, autonomia, liberdade é terrível e temível.
Mas não foi o que fizemos, no 1º de Janeiro de 1986, quando entrámos de cócoras na Europa que nos subjugou e explorou? Além disso, o defenestrado Miguel de Vasconcelos era um mero menino de coro, comparado com os gabirús que vendem por aí a esmo a Nação a retalho!
 
Até já, vou ali jantar para lá do Marão. É servido?
 
 
 
 
 
 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial