Ao rio Pavia já não bastavam os esgotos?

      O RD foi alertado para um estranho fenómeno que no dia 8 deste mês tingiu o Rio Pavia de uma anormal cor esbranquiçada. Ignoramos qual a sua origem. Conjecturalmente, dever-se-á a uma qualquer descarga de resíduos líquidos de uma possível obra. Ou não… Um cidadão indignado apresentou queixa às autoridades competentes, nomeadamente […]

  • 12:22 | Sexta-feira, 10 de Março de 2017
  • Ler em 2 minutos

 
 
 
O RD foi alertado para um estranho fenómeno que no dia 8 deste mês tingiu o Rio Pavia de uma anormal cor esbranquiçada.
Ignoramos qual a sua origem. Conjecturalmente, dever-se-á a uma qualquer descarga de resíduos líquidos de uma possível obra. Ou não…
Um cidadão indignado apresentou queixa às autoridades competentes, nomeadamente ao Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), conforme o próprio nos comunicou. Mais, requereu colheita e análise das águas para futuras conclusões.
Fotos que recebemos:
O RD, ausente de Viseu nesse dia 8, apenas no dia seguinte, pelas 12H00 se deslocou ao local. Na impossibilidade de entrar no recinto de radial, “encerrado por questões de segurança”, tirou fotografias de alguns pontos do Pavia onde ainda se denotava a turvação e os resquícios da tal camada branca que tingiu as águas. Esperamos que não tenha atingido o ecossistema, na sua fauna e flora.
Sabemos que estão a decorrer as obras de recuperação daquele espaço. Esperamos que recuperar num lado não seja “agredir” ambientalmente noutro.
Não se pode ser preso por ter cão e preso por não ter. Louvamos a CMV pelo esforço que está a desenvolver na reabilitação daquele espaço. O RD escreveu sobre o lastimável estado ao qual estava vetada aquela obra do Programa Polis, que deveria ser um local de aprazabilidade, lazer e manutenção física dos munícipes. Acreditamos que assim irá ficar num futuro próximo. Porém, entendemos que, e com todo o benefício da dúvida, quem anda a reabilitar não pode nem deve estragar.
Parabéns à autarquia pela obra de recuperação empreendida, que muito em breve estará à disposição de todos e das diversas faixas etárias.
Este era o estado em que se encontrava o Parque Radial de Santiago:

Que mal fez a Radial de Santiago a Almeida Henriques?


Após a nossa notícia, tivemos conhecimento, por conferências de imprensa e agilização do processo, que vai ficar, em breve, assim…
 
 


Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial