Gosto mais de “CONSOLAR”…

    Sombria esta 5ª feira, 24 de Dezembro, noite de Consoada, da ceia em família, em torno do tradicional bacalhau com couves. Mas de onde vem, afinal “consoada”? Talvez do latim consum (com+sub+unum). E a ser assim deveria escrever-se “consuada”. Ou de “consolari”, reconfortar, consolar, adoçar, aliviar a dor, ou de “contionari” que daria […]

  • 17:34 | Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2015
  • Ler em < 1

 
 
Sombria esta 5ª feira, 24 de Dezembro, noite de Consoada, da ceia em família, em torno do tradicional bacalhau com couves.
Mas de onde vem, afinal “consoada”?
Talvez do latim consum (com+sub+unum). E a ser assim deveria escrever-se “consuada”. Ou de “consolari”, reconfortar, consolar, adoçar, aliviar a dor, ou de “contionari” que daria “conçõar”, ou de “concear”, cear em companhia…
Bom venha lá de onde vier. Cumpra-se, pois é tradição e das boas!
 
A Rua Direita agradece a todos quantos, colaboradores e leitores – e foram muitos – se nos dirigiram com uma palavra de afecto e estímulo. Não é possível enumera-los. Do coração a nossa retribuição. Existimos por vocês…
A todos desejamos muita Harmonia e muito Calor, humano e da lareira. Um consolo…
 
Agradece ainda, por ordem alfabética, os Votos de Boas Festas dos autarcas de Gouveia, Luís Tadeu; de Mangualde, João Azevedo; de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira; de Nelas, Borges da Silva e Alexandre Borges; de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago e Armando Mateus; de Tondela, José António Jesus e de Viseu, António Almeida Henriques.
Agradece também às diversas instituições como a CIM Viseu Dão-Lafões, o CODIS, a GNR, a COAPE, a Real Associação… que não se esqueceram de nós.
A todos retribuímos, desejando a dobrar os auspiciados votos.
Aos que nada nos desejaram, desejamos nós (não somos todos iguais, pois não?):
Muita Saúde, Harmonia, Sucesso e Prosperidade.
E agora que já escurece, vamos lá dar uma mãozinha na cozinha, que não seja, a roubar uma rabanada, uma filhós ou um vilharaco.

FELIZ NATAL!


Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial