JD Vance, o vice de Trump, numa recente entrevista (Meet the Press Interview, NBC) questionado sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia deu a seguinte resposta:
“This is how wars ultimately get settled. If you go back to world war two, if you go back to world war one, if you go back to every major conflict in human history, they all end with some kind of negotiation.”
Primeiro: De facto, para quem se propôs acabar com os conflitos globais mais prementes, como o Israelita-Palestiniano e Ucraniano-Russo vinte e quatro horas depois de tomar posse como presidente dos EUA e para quem tomou posse a 20 de Janeiro de 2025, oito meses volvidos, o aspirante a Prémio Nobel da Paz ainda não mostrou resultados palpáveis, apenas fanfarronices.
Segundo: O encontro entre Putin e Trump, em Anchorage, no Alasca, a 15 de Agosto, ao fim de três horas de secretas conversações nada de concreto revelou, mostrando antes o líder russo a “dar baile” a Trump e este, subserviente e reconhecido com muitos apertos de mão e palmadas nas costas daquele. Sem teorias de conspiração, há quem defenda que por via dos negócios e das falências que evitou a Trump, Putin o tem completamente nas mãos. Se não, assim parece.
Terceiro: JD Vance, o vice-presidente dos EUA, considerado um populista de direita, acumula funções com as de presidente do Senado e tem uma licenciatura em Direito pela prestigiada universidade de Yale. O que lhe deveria eventualmente conceder um estatuto cultural mediano ou superior.
Quarto: Porém, Vance, ao frisar enfaticamente que os grandes conflitos do século XX, como a II Guerra Mundial, tinham terminado após negociações, está deliberadamente a esquecer, por exemplo:
a Invasão da Normandia no Dia D, a 6 de Junho de 1944, que fez 125.847 baixas americanas;
está e esquecer que o líder nazi Adolf Hitler se suicidou com cianeto, a 30 de Abril de 1945 no seu bunker de Berlim, tendo os seus restos mortais, por sua determinação, sido regados com gasolina e incendiados no jardim da Chancelaria do Reich;
está a esquecer que Benito Mussolini, o líder fascista italiano foi capturado, linchado e pendurado pelos pés, a 28 de Abril de 1945, na Piazzale Loreto, em Milão;
está a esquecer o lançamento das duas bombas atómicas no Japão, pelo seu país, em Hiroshima, a 6 de Agosto de 1945 e em Nagasaki três dias depois, que provocaram instantaneamente dezenas de milhares de mortos civis e fizeram dezenas de milhar de estropiados…
Quanto à iltiteracia de Vance, ela está decerto de acordo com a de Trump, talvez para não destoar ou então para mostrar que o mundo de hoje está perigosamente em posse de indivíduos sem escrúpulos, perigosamente ignorantes e intelectualmente desonestos.
A Nova Ordem.
Foto DR GettyImages