A empreitada representa um investimento de 2,45 milhões de euros, com IVA já incluído, e é da responsabilidade da SEMOVEPARK, empresa concessionária dos atuais e futuros lugares e parques de estacionamento do Concelho de Viseu.
O calendário de trabalhos prevê que a obra inicie na semana de 26 a 30 de janeiro, sendo o prazo da execução de 365 dias.
“Este era um projeto que estava parado há anos e nós, de forma muito clara e com muito rigor, exigimos que esta construção avançasse com urgência”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.
Constituído por três pisos (1, 0 e -1), o novo parque permitirá albergar 62 viaturas automóveis ligeiras e 8 velocípedes, ciclomotores ou motociclos. Do total de lugares, 3 serão destinados a pessoas com mobilidade condicionada e 8 incluirão estações de carregamento elétrico. Os pisos 1 e 0 terão acesso pela Rua Silva Gaio, sendo a circulação interior entre os três feita através de um elevador monta-carros.
Complementarmente, e sendo este um local histórico e culturalmente privilegiado, o projeto propõe um pequeno espaço museológico, com vitrine expositiva. Este pode ser utilizado para a exibição de vestígios e achados arqueológicos, inclusive aqueles descobertos em escavações anteriormente realizadas no local e devidamente recolhidos e catalogados.