A Universidade de Coimbra (UC) promove, entre amanhã (quinta-feira, 27) e sábado (dia 29), o congresso internacional “Ensinar Camões no Século XXI“. O evento, integrado no programa de comemorações na Universidade de Coimbra do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões, pretende ser um espaço de reflexão, partilha e atualização de conhecimentos sobre o ensino contemporâneo da obra literária camoniana.
“Apresentando-se como um espaço de partilha de conhecimento e atualização de saberes, o congresso internacional ‘Ensinar Camões no Século XXI’ procurará, para além disso, ser um momento em que os/as docentes poderão partilhar as suas inquietações, experiências e sugestões de trabalho escolar em torno da obra do poeta maior da literatura portuguesa. O programa do encontro prevê uma série de conferências plenárias a cargo de especialistas convidados, provenientes de várias instituições universitárias (nacionais e estrangeiras), bem como a participação de um número alargado de oradores em sessões paralelas, selecionados através de um processo de submissão de propostas de comunicação”, descrevem os organizadores.
A sessão de abertura do congresso internacional “Ensinar Camões no Século XXI”, sexta-feira, dia 28, pelas 9h30, no Anfiteatro II da FLUC, vai contar com as intervenções de Filipa Araújo (membro da Comissão Executiva do Congresso), Albano Figueiredo (Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), José Augusto Cardoso Bernardes (Comissário-Geral para as Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões), Nuno Cobanco (Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Cultura) e Delfim Leão (Vice-Reitor da Universidade de Coimbra).
O programa completo do evento está disponível no endereço https://www.uc.pt/500camoes/programa500/congresso/.
