Universidade de Coimbra apoia a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela

Fundada a 26 de janeiro de 1956, a Real República Boa-Bay-Ela “é atualmente uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto o alojamento e fornecimento de alimentação a estudantes da Universidade de Coimbra, e que tem na sua essência a defesa, promoção e dinamização do modo de vida comunitário e do espírito repúblico”

Tópico(s) Artigo

  • 12:24 | Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
  • Ler em 2 minutos

A Universidade de Coimbra (UC) vai apoiar financeiramente a aquisição do imóvel da Real República Boa-Bay-Ela. O apoio da UC é de 10 por cento do valor total do imóvel que se encontra na Rua João Pinto Ribeiro, n.º 17.

“Estatutariamente a UC reconhece as “repúblicas” como polos autónomos dinamizadores de cultura e de vivência comunitária e académica. A UC deve por isso empenhar-se na preservação do legado histórico das “repúblicas” enquanto património imaterial”, defende o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

“Para os atuais e antigos repúblicos, a aquisição do imóvel é de enorme relevância e significado”, explica João Paulo Bernardino, em representação da Associação Real República Boa-Bay-Ela. “Além do forte laço afetivo que os une à casa, é da sua responsabilidade a preservação de todo este precioso património material e imaterial”. A casa, que a associação apelida de “museu dinâmico”, “desenvolve uma inequívoca transmissão intergeracional de conhecimentos, costumes, e modos de vida, que retratam como poucas outras instituições a história da Academia de Coimbra”.

O apoio financeiro da UC é “essencial para a estabilidade financeira e preservação da República Boa-Bay-Ela”, acrescenta João Paulo Bernardino.


De acordo com a Associação da Real República Boa-Bay-Ela, foi com “enorme satisfação que ficamos a saber que a Universidade de Coimbra está com as Repúblicas de Coimbra, contribuindo para a sua preservação e valorização”.

Fundada a 26 de janeiro de 1956, a Real República Boa-Bay-Ela “é atualmente uma associação sem fins lucrativos, que tem por objeto o alojamento e fornecimento de alimentação a estudantes da Universidade de Coimbra, e que tem na sua essência a defesa, promoção e dinamização do modo de vida comunitário e do espírito repúblico”, explicam os responsáveis. Atualmente, com sete estudantes residentes, das várias faculdades da Universidade de Coimbra, os repúblicos preveem a entrada de mais elementos, incluindo estudantes de mobilidade, já no próximo ano letivo.

A escritura pública de aquisição do imóvel está agendada para amanhã, 30 de julho, pelas 10 horas. O valor total da aquisição é de 150 mil euros.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora