“Agressões homofóbicas, por elementos do Chega, envergonham Viseu!”

Esta atitude de um candidato a um órgão autárquico é inadmissível, uma vez que o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa garante a igualdade e dignidade de todos os cidadãos, contra qualquer discriminação em razão de sexo, raça, território de origem e, entre outras condições, de orientação sexual.

  • 12:36 | Quinta-feira, 29 de Julho de 2021
  • Ler em 2 minutos

Viseu foi de novo notícia, nas televisões e nos jornais nacionais, pelos piores motivos. Um jovem de 26 anos foi agredido fisicamente e com insultos homofóbicos, por dois elementos do Chega, cuja sede fica no mesmo prédio onde aquele jovem trabalha. Um dos agressores terá sido o próprio candidato do Chega à Câmara Municipal de Viseu.

Esta atitude de um candidato a um órgão autárquico é inadmissível, uma vez que o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa garante a igualdade e dignidade de todos os cidadãos, contra qualquer discriminação em razão de sexo, raça, território de origem e, entre outras condições, de orientação sexual.

O Núcleo de Viseu da Olho Vivo orgulha-se de ter sido uma das duas organizações de Viseu, a par da Horus, a convocar, com outras associações de defesa dos Direitos Humanos e activistas do movimento LGBTI+, a nível nacional, a concentração STOP HOMOFOBIA! que em 2005 reuniu centenas de pessoas no Rossio, em Viseu, em protesto pelas agressões contra homossexuais por um bando organizado de homofóbicos.

Foi a primeira vez que as vítimas de homofobia se manifestaram fora de Lisboa. Mais recentemente, Viseu tem vindo a mostrar que é uma cidade respeitadora da liberdade de cada um(a) amar quem quiser, ao acolher pacificamente e sempre com alegria as Marchas de Viseu pelos Direitos LGBTI+, que já vão na quarta edição, convocadas pela Plataforma “Já Marchavas!”.


Apesar de ter sido aprovada por unanimidade, na Assembleia Municipal de Viseu, em 28 de Junho deste ano, uma moção, apresentada pelo BE, que declara Viseu uma “Zona de Liberdade LGBTI+”, há ainda em Viseu, lamentavelmente, quem resista a estes sinais de igualdade e liberdade.

Na Assembleia de Freguesia de Viseu, um voto de louvor à 1ª Marcha Pelos Direitos LGBTI+ em Viseu, que reuniu mais de mil pessoas, foi chumbada pela maioria de direita, com o argumento de que Viseu já era uma cidade tolerante. Esperemos que esta nova agressão leve todos os responsáveis autárquicos, em todas as freguesias, a declarar TOLERÂNCIA ZERO À VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA!

O Núcleo de Viseu da Associação Olho Vivo, que este ano comemora 20 anos de actividade na defesa do património, do ambiente e dos Direitos Humanos no concelho e na região de Viseu, apela a todos os eleitores, em nome da dignidade e liberdade de todos os cidadãos e cidadãs, a não votarem, nas próximas eleições autárquicas, em partidos de extrema-direita que já deram sinais de violarem a Constituição da República Portuguesa com discursos de ódio e insultos racistas, xenófobos (contra migrantes) e homofóbicos, bem como nos partidos de direita que, ao se aliarem à extrema-direita, normalizam as forças ideológicas salazaristas e fascistas derrotadas no 25 de Abril.

POR UMA CIDADE LIVRE DE PRECONCEITOS!

O Núcleo de Viseu da OLHO VIVO – Associação de Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora