UC apresenta formação inovadora na área da intervenção em contexto de emergência e catástrofe

Em 2020, os desastres atribuídos a riscos naturais afetaram aproximadamente 100 milhões de pessoas, geraram 15.082 óbitos e foram responsáveis por perdas globais estimadas em 180 mil milhões de euros. No espaço da União Europeia, no mesmo ano, o mecanismo de proteção civil europeu foi ativado 102 vezes, o que representa um valor 5 vezes mais elevado do que o ocorrido em 2019.  

Tópico(s) Artigo

  • 12:44 | Domingo, 11 de Dezembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

A Universidade de Coimbra vai apresentar publicamente na próxima segunda-feira, dia 12, um novo Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Emergência e Catástrofe. A apresentação desta formação inovadora, lançada em parceria com a Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM) do Instituto Universitário Militar e Estado-Maior-General das Forças Armadas), com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e com a Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), decorre a partir das 15h30, na Sala do Senado.

“O Curso de Especialização em Intervenção em Contexto de Catástrofe e Emergência, comportando uma perspetiva multidisciplinar para a ação face a situações de enorme complexidade, stress emocional e urgência, provocadas seja por catástrofes naturais, seja por ação humana, tem uma enorme relevância. É um curso muito inovador, contando com o contributo de parceiros de enorme relevância, quer para a formação teórica, quer para a formação prática, com o contributo dos CHUC e do centro de simulação da UEFISM. Estamos certos de que este curso contribuirá inequivocamente para uma formação de grande qualidade dos diversos agentes de proteção e intervenção médica e territorial em contextos de emergência e trauma”, afirma a Vice-Reitora da UC para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

O evento de apresentação pública do curso – integrado no projeto Living the Future que é liderado pela Universidade de Coimbra e recebeu um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência – vai contar com as intervenções do Reitor da UC, Amílcar Falcâo, e de representantes das entidades parceiras nesta formação.

 


Sobre o curso:

Nas últimas décadas assistimos ao aumento de frequência de cenários de emergência, muitos dos quais associados à ocorrência de catástrofes naturais ou de causa antrópica.  A gravidade crescente de algumas destas situações ocorre no âmbito de alterações ambientais, ou consequência da manifestação de agentes de geodinâmica interna (sismicidade, vulcanismo e eventos correlatos), ou de geodinâmica externa (cheias, inundações, erosão costeira, movimentos de massa, …), ou ainda no âmbito de acidentes tecnológicos.

Em 2020, os desastres atribuídos a riscos naturais afetaram aproximadamente 100 milhões de pessoas, geraram 15.082 óbitos e foram responsáveis por perdas globais estimadas em 180 mil milhões de euros. No espaço da União Europeia, no mesmo ano, o mecanismo de proteção civil europeu foi ativado 102 vezes, o que representa um valor 5 vezes mais elevado do que o ocorrido em 2019.

A Universidade de Coimbra, instituição internacionalmente reconhecida nos domínios da investigação e ensino, atenta aos desafios societais contemporâneos, materializa a sua responsabilidade através da formulação e partilha de conhecimento, treinando e habilitando atores qualificados para atuarem no domínio da educação e preparação para intervenção em emergência e catástrofe, congregando uma equipa multidisciplinar composta por docentes/investigadores de quatro faculdades (Medicina, Letras, Direito e Psicologia).

Para tal, construiu uma oferta formativa pós-graduada e inovadora, envolvendo parcerias estratégicas de excelência (Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar/ Instituto Universitário Militar, CHUC, ALTEC – Associação Lusitana de Trauma e Emergência), capazes de gerarem uma formação qualificada na preparação de equipas/profissionais para intervirem em contexto de catástrofe e emergência. Entre outros, destacam-se como objetivos gerais do Curso: (i) dotar os formandos com capacidade para Identificar prioridades de intervenção em situações de risco, emergência e catástrofe e conhecer a cadeia de atores qualificados; (ii) Promover reflexão crítica sobre procedimentos de segurança e prestação de cuidados disponibilizados em situações de emergência e catástrofe; (iii) Treinar competências diferenciadoras de intervenção, avaliação inicial, estabilização e tratamento  de pessoa(s) vítima(s) em cenários emergência e catástrofe.

O Curso agora apresentado, com uma carga teórico-prática de aproximadamente 100h, compreende dois percursos especializados no contexto de atuação em emergência e catástrofe: 1. Resposta em Saúde (com dupla certificação pela UC e pelo Serviço de Formação do CHUC, entidade acreditada na área da formação pelo Ministério da Saúde–ACSS, IP, nos cursos de Suporte Avançado de Vida (SAV) e Equipas de Trauma e ainda, pelo INEM na valência SAV); 2. Riscos territoriais.

O curso irá iniciar-se no final de fevereiro de 2023 para 30 formandos (15 em cada ramo de especialização). As inscrições abrem a partir de 16 de janeiro de 2023.

A formação será apoiada pelo Projeto, liderado pela UC, Living the Future Academy, através do programa de investimento Incentivo Adultos do PRR.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora