Tomada de Posse do novo Comandante da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro

A UEPS compreende  o Comando de Grupo de Emergência de Proteção e Socorro, quatro Companhias de Ataque Estendido, que se articulam em pelotões; oito Companhias de Intervenção de Proteção e Socorro, que se articulam em postos; e uma Companhia de Intervenção e Proteção em Emergência.

  • 11:36 | Terça-feira, 13 de Setembro de 2022
  • Ler em 2 minutos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou dia 12 de setembro, a cerimónia de tomada de posse do novo Comandante da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), o coronel tirocinado José Ricardo Gomes Rodrigues, numa cerimónia que foi presidida pelo Comandante Geral, Tenente-General Rui Clero, que conferiu posse, e que teve lugar nas instalações do Comando Geral da GNR.

O coronel tirocinado José Ricardo Gomes Rodrigues, é natural de Angola e nasceu no dia 16 de julho de 1973. É Mestre em Ciências Militares, pela Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana. Entre outras habilitações académicas, possui uma Pós-graduação em Direito e Segurança “Estudos Avançados em Direito e Segurança”, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e outra em Segurança e Defesa, pelo Instituto de Estudos Superiores Militares sendo, ainda, Auditor em Segurança Interna. Dos diversos cursos de especialização que possui, destacam-se o curso de “High Level Course 2017-2018”, o curso “European Security and Defence College”, o curso de “United Nations Commanding Officer Course”,  o curso de “Nato Comprehensive Operations Planning Course”, o curso de “Nato Crisis Management Course”, o curso de “Nato Peace Support Operations Course” e o curso de“Senior Police Officers Planning and Command Course for Crises”.

Ingressou no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional, das quais se destacam:


·         Comandante de Pelotão no Regimento de Cavalaria;

·         Comandante de Destacamento Territorial de Nisa;

·         Oficial de Operações na 3ª Repartição do Comando Geral da Guarda;

·         Comandante dos Destacamentos Marítimos de Matosinhos e Cascais;

·         Chefe do Serviço Marítimo da Brigada Fiscal;

·         Chefe da Secção Logística da Unidade de Controlo Costeiro;

·         Docente na área de ensino de Operações do Instituto de Estudos Superiores Militares;

·         Oficial de Logística no Quartel permanente da Eurogendfor;

·         Chefe de Divisão de Planeamento do Comando da Administração de Recursos Internos;

·         Chefe de Estado Maior na Eurogendfor;

·         Diretor da Direção de Investigação Criminal da Guarda;

·         Comandante em suplência da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.

 

Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.

A UEPS é uma unidade especializada da Guarda Nacional Republicana, criada pelo Decreto-Lei n.º 113/2018, de 18 de dezembro, que tem como missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situações de acidente grave e catástrofe, designadamente nas ocorrências de incêndios rurais, de matérias perigosas, de cheias, de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência de proteção e socorro, incluindo a inspeção judiciária em meio aquático e subaquático.

A UEPS compreende  o Comando de Grupo de Emergência de Proteção e Socorro, quatro Companhias de Ataque Estendido, que se articulam em pelotões; oito Companhias de Intervenção de Proteção e Socorro, que se articulam em postos; e uma Companhia de Intervenção e Proteção em Emergência.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora