Tendências do mercado de consumo em Portugal: o que procuram os consumidores?

Segundo o estudo, 72% das pessoas esperam que o produto novo que estão a comprar tenha uma boa relação qualidade/preço e 53% deseja que esses produtos sejam eficazes na sua função principal. Vinte e dois por cento (22%) dos inquiridos destaca também a importância de adquirir um artigo que lhes faça ganhar tempo.

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  • 11:56 | Quinta-feira, 04 de Maio de 2023
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Os portugueses estão cada vez mais exigentes no momento de fazerem as suas compras. Atualmente, através da internet e redes sociais, os consumidores têm à sua disposição uma grande oferta de informações sobre produtos e serviços, o que lhes permite comparar os preços, a qualidade e a reputação de marcas mais fácil e rapidamente. Ainda, face às dinâmicas de mercado instáveis, os consumidores têm vindo a ser cada vez mais seletivos na escolha dos artigos que compram, procurando produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

Um estudo recente desenvolvido pelo Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue produtos e serviços pela sua inovação, revelou os fatores que os portugueses mais privilegiam na compra de produtos inovadores.

O que os portugueses privilegiam nos produtos em geral?


Segundo o estudo, 72% das pessoas esperam que o produto novo que estão a comprar tenha uma boa relação qualidade/preço e 53% deseja que esses produtos sejam eficazes na sua função principal. Vinte e dois por cento (22%) dos inquiridos destaca também a importância de adquirir um artigo que lhes faça ganhar tempo.

Através deste levantamento, é possível destacar que 32% dos consumidores procuram produtos que melhorem a sua saúde e 25% considera que a sustentabilidade é um fator relevante quando procura novos produtos. Por outro lado, 18% das pessoas valorizam que os produtos sejam naturais.

Por último, 15% dos inquiridos revela a importância de os produtos serem inovadores e 13% considera que os artigos que apresentem novas tecnologias são mais atrativos. De toda a amostra analisada, 7% tem ainda em consideração o facto de ser um produto que se pode levar para todo o lado e 6% considera que o artigo deve ser divertido.

“Através deste estudo podemos concluir que os consumidores portugueses estão cada vez mais conscientes das suas escolhas de consumo e estão dispostos a pagar por produtos de qualidade e que sejam sustentáveis. As empresas que investem na qualidade, no preço justo e na sustentabilidade dos seus produtos conseguem, desta forma, responder às novas necessidades dos consumidores e, assim, destacam-se no mercado”, salienta Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.

Com as mudanças dos hábitos de consumo dos portugueses, as marcas têm de se adaptar e reinventar para corresponder às expectativas e necessidades dos consumidores. Como o estudo demonstra, ainda que a qualidade e os preços acessíveis sejam os fatores mais atrativos para a maioria das pessoas, é também importante que as marcas se posicionem sobre temas importantes para a sociedade. Em suma, para alcançarem o seu público-alvo as empresas devem procurar conhecer os seus clientes e responder às suas exigências.

 

Sobre o Produto do Ano:

O Produto do Ano, certificado em Portugal com o ISO9001 em gestão de qualidade, é o maior e único prémio mundial que premeia os produtos e serviços que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Os Produtos do Ano são vistos e reconhecidos por 81% dos portugueses*, uma visibilidade que reflete a sua força após 19 anos de presença no mercado português em mais de 45 países em todo o mundo.

*Fonte: Netquest, CINT e Netsonda. 5320 Entrevistas online. Amostra representativa da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos. A recolha de informação decorreu entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022.

 

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