Engenharias no feminino

Esta atividade consiste no desenvolvimento de iniciativas para sensibilizar, motivar e incentivar mais mulheres a ingressarem em cursos superiores de engenharias/tecnologias. É necessário desconstruir a ideia de que as áreas tecnológicas e digitais são de domínios masculino e devem-se combater os estereótipos que condicionam as opções escolares e profissionais das jovens mulheres.

Tópico(s) Artigo

  • 11:31 | Quinta-feira, 04 de Maio de 2023
  • Ler em < 1

Um conjunto de representantes de diferentes escolas secundárias e agrupamentos visitaram a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) e a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) para conhecerem o que de melhor se faz nestas escolas do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) ao nível das engenharias e tecnologias.

A visita começou com uma apresentação onde é visível que ainda existe muita desigualdade de género nas áreas Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. Constatou-se que este é, ainda, um mundo com muito mais homens que mulheres.

Os visitantes puderam conhecer o mundo das engenharias e tecnologias, explorando e percebendo o melhor que o IPV oferece nestas áreas. Pretendeu-se, ainda, que os visitantes saíssem com uma maior consciencialização sobre a desigualdade de género nas áreas de engenharia e tecnologia, de forma a que se possa refletir e agir mais para aumentar o rácio de mulheres a fazerem um caminho de sucesso nas engenharias e tecnologias.

Acompanhou a sessão Marisa Coelho, delegada adjunta da Delegação Distrital de Viseu da Ordem dos Engenheiros.


Esta iniciativa enquadra-se no projeto IPV: iNOVA e iNCLUI, que integra a atividade “Engenharias no Feminino”. Esta atividade consiste no desenvolvimento de iniciativas para sensibilizar, motivar e incentivar mais mulheres a ingressarem em cursos superiores de engenharias/tecnologias. É necessário desconstruir a ideia de que as áreas tecnológicas e digitais são de domínios masculino e devem-se combater os estereótipos que condicionam as opções escolares e profissionais das jovens mulheres. Neste sentido, é de extrema importância colaborar com as escolas da região, sensibilizando toda a comunidade para esta temática.

 

 

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora