O Conselho de Ministros, reunido no dia 10 de julho de 2025, entre outros. aprovou um Decreto-Lei que estabelece o processo de privatização da TAP — Transportes Aéreos Portugueses, S.A., o qual abrange ações representativas de até 49,9% do seu capital social, Lançamento do processo de Privatização da TAP S.A.;
Aprovou ainda uma Resolução do Conselho de Ministros que autoriza a Força Aérea a realizar um investimento até 30 milhões de euros na Base Aérea do Montijo, com vista à relocalização do Aeródromo de Trânsito n.º 1 (Figo Maduro), infraestrutura afeta à Força Aérea e localizada no perímetro do Aeroporto Humberto Delgado.
Aprovou também uma Resolução do Conselho de Ministros que mandata a Força Aérea (FA) a realizar os estudos necessários para definir a futura localização do Campo de Tiro de Alcochete.
Esta decisão, que segue a determinação da construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) naquele local, reveste-se de grande relevância estratégica, tendo em conta a importância vital desta unidade da Força Aérea para a soberania nacional.
Foi também determinada a elaboração dos estudos necessários à reorganização do espaço aéreo na área do novo aeroporto e do futuro campo de tiro, por forma a permitir e conciliar as operações militares e de aviação civil.
Este será um processo colaborativo entre entidades competentes, Forca Aérea, NAV – Navegação Aérea de Portugal, a Autoridade Aeronáutica Nacional e a ANAC.