Na sequência da eclosão do conflito armado no leste da Europa e subsequente ativação e reformulação dos planos de defesa da Aliança Atlântica foi decidido pelas Entidades nacionais, numa primeira fase, projetar para a Roménia uma Força Nacional Destacada (FND), de escalão Companhia, para integrar as forças da NATO na região.
A participação de Portugal no esforço internacional da NATO naquele país do leste da Europa traduz-se atualmente, entre outras forças, na 7.ª Força Nacional Destacada – Companhia de Atiradores Mecanizada – Roménia (7.ª FND CAtMec/ROU).
O aprontamento da 7.ª FND CAtMec/ROU iniciou-se em dezembro de 2024, no Regimento de Infantaria N.º 14 (RI14), tendo a mesma sido projetada para a Roménia no mês de julho de 2025. Esta Força, Comandada pelo Major de Infantaria Luís Silva é constituída por 200 militares e retraiu para Território Nacional no passado dia 13 de janeiro de 2026, após cerca de seis meses de intensa atividade operacional, contribuindo para a Defesa Coletiva da Aliança Atlântica, no âmbito da Missão de Vigilância do flanco leste da NATO.
De forma a marcar formalmente o fim do cumprimento da missão desta Força, o RI14 organiza no dia 21 de janeiro de 2026 às 11:30, no Quartel dos Viriatos, a Cerimónia de Entrega do Estandarte Nacional (EN) da 7.ª FND CAtMec/ROU, ato solene que será presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão.

PROGRAMA GERAL:
21 de janeiro
11h00 – Chegada do Exmo. Chefe do Estado-Maior do Exército.
11h30 – Cerimónia Militar de Entrega do EN da 7.ª FND CAtMec/ROU.
