PSD questiona Governo sobre problemas de manutenção em escolas de Viseu

Além de problemas nos sistemas de ventilação e climatização, “que custaram milhares de euros e que praticamente nunca funcionaram”, equipamentos de aquecimento “com consumos que as escolas não conseguem suportar” e problemas de infiltrações e humidades, o parlamentar interrogou também o Governo sobre a justificação da falta de autonomia existente nas escolas para conseguirem resolverem pequenos problemas, como a substituição de uma torneira ou uma fechadura.

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  • 21:40 | Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023
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Instituições que foram intervencionadas através da Parque Escolar têm sistemas e equipamentos que não funcionam.

Os deputados do PSD, eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, estão a visitar várias escolas e agrupamentos de escolas, no âmbito das sessões do projeto Parlamento dos Jovens. Nos últimos dias, os parlamentares estiveram nas Escolas Secundárias Emídio Navarro e Alves Martins, no concelho de Viseu.

As visitas realizadas e os contactos estabelecidos permitiram, segundo Guilherme Almeida, “no terreno ter um contacto privilegiado com os alunos, professores e diretores das escolas”. “Verificámos que nestas escolas, continuam por resolver, vários problemas estruturais, que se arrastam desde a data em foram requalificadas pela Parque Escolar”, informou o deputado na intervenção que realizou no Parlamento, na audição com o Ministro da Educação.


Segundo o PSD, estas são duas das 309 escolas que foram requalificadas ao abrigo do Programa de Modernização do Parque Escolar. Este programa contemplou a requalificação das infraestruturas escolares e a implementação de um sistema de manutenção e gestão das instalações, definidas, com detalhe, no Contrato Programa Celebrado entre o Estado Português e a Parque Escolar.

No entanto, Guilherme Almeida questionou o Ministro da Educação sobre a razão de “não se conseguirem resolver os graves problemas de manutenção nas escolas intervencionadas pela Parque Escolar”. Sendo que os serviços de manutenção e conservação deste Programa preveem a continuidade de manutenção preventiva, manutenção corretiva, adaptação funcional, grande manutenção e serviços de renovação nas escolas.

Além de problemas nos sistemas de ventilação e climatização, “que custaram milhares de euros e que praticamente nunca funcionaram”, equipamentos de aquecimento “com consumos que as escolas não conseguem suportar” e problemas de infiltrações e humidades, o parlamentar interrogou também o Governo sobre a justificação da falta de autonomia existente nas escolas para conseguirem resolverem pequenos problemas, como a substituição de uma torneira ou uma fechadura.

Durante a sua intervenção, sustentou ainda que “o Governo está vinculado a pagar à Parque Escolar, até 2037, milhares de euros para as rendas e para a manutenção”.

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