Prova de trail running em Aguiar da Beira atrai 600 pessoas

De acordo com a organização, “o Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas a este pequeno concelho do interior de Portugal”.

Tópico(s) Artigo

  • 11:09 | Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021
  • Ler em 4 minutos

Trail do Míscaro Aguiar da Beira. Corrida e caminhada realiza-se nos próximos dias 27 e 28 de novembro promovendo as condições favoráveis do município para a prática de desporto e turismo na natureza, micologia, estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar

Está esgotada a 7ª edição do Trail do Míscaro, que se realiza, nos próximos dias 27 e 28 de novembro, na vila de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Mais de seis centenas de atletas, de várias zonas do país e de alguns pontos da Europa, vão correr e caminhar por trilhos onde se destacam as condições naturais micológicas, a natureza, o património e as tradições rurais.

A modalidade mais concorrida é o Trail Curto (12K), que vai reunir 291 atletas, seguida da caminhada, com a mesma distância, que terá 200 caminhantes. O evento inclui ainda as distâncias de Trail Longo (22K), com 105participantes, e de Ultra Trail (42K), com 20 atletas.

De acordo com a organização, “o Trail do Míscaro é muito mais que uma corrida ou caminhada, é uma forma de turismo ativo na natureza que atrai cada vez mais pessoas a este pequeno concelho do interior de Portugal”.


Após um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19, este ano a prova desportiva está de regresso e volta a esgotar as inscrições.

“O número de participantes poderia ser ainda superior, foram muitos os pedidos que infelizmente tivemos de rejeitar, afim de conseguirmos garantir a qualidade do evento”.

Esta é, também, “uma experiência desportiva, recreativa e solidária que gira à volta de um produto natural, com elevado valor gastronómico e característico por esta altura no concelho, o ‘míscaro amarelo’.

Durante os percursos da prova, os participantes terão a oportunidade de passar por terrenos onde rebenta este cogumelo selvagem e degustar a iguaria, bem como de outros produtos típicos, para além de poderem desfrutar das belas paisagens e tradições rurais e ainda das diversas atividades a acontecer no Certame Gastronómico do Míscaro”, que se realiza nesse fim de semana novembro. Uma boa ocasião para visitar Aguiar da Beira”.

O Trail do Míscaro surgiu em 2014 com os objetivos de promover o “trail running” nos trilhos do Concelho de Aguiar da Beira, assim como a divulgação das condições favoráveis do município para a micologia, para a prática de desporto e turismo na natureza e para estilos de vida rurais, saudáveis e de bem-estar. O evento desportivo é uma coorganização entre o jornal +Aguiar da Beira e a Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

 

Evento solidário com a natureza

A vertente solidária é outra das marcas do Trail do Míscaro, que já contribuiu para apoiar os Bombeiros Voluntários de Aguiar da Beira e uma IPSS do concelho, e, nas últimas edições, tem ajudado à reflorestação do território concelhio.

Ao participar nesta corrida e caminhada estará a ser solidário com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental com a reflorestação e as condições para a germinação dos cogumelos silvestres.

O Trail do Míscaro doará, mais uma vez, uma árvore por cada atleta para a florestação do concelho, tendo já contribuído, nos últimos três anos, para a plantação de sensivelmente mil árvores autóctones em terrenos desertificados do concelho de Aguiar da Beira, em ações de educação ambiental com os participantes e população local.

 

“Míscaro amarelo”

O míscaro amarelo (Tricholoma equestre) é, de finais de outubro a início de dezembro, a grande atração do concelho de Aguiar da Beira. Este tipo de cogumelo silvestre torna-se mesmo uma fonte de rendimento, para locais e visitantes.

Estão ainda identificadas outras sete espécies de cogumelos comestíveis no concelho: Boletus edulis e Pinicola (boleto/cepa); Lactarius delicosus (sanchas); Macrolepiota procera (tortulho); Hydnum repandum (pé de carneiro); Craterellus cornucopioides (trompete dos mortos); Cantarellus cibaruis (cantarelas); e Craterellus tubaeformis.

A importância da iguaria levou o município a promover anualmente, desde 2013, o Certame Gastronómico do Míscaro.

Certame Gastronómico do Míscaro

Está de regresso o Certame Gastronómico do Míscaro em Aguiar da Beira. Após um ano de interrupção devido à pandemia da Covid-19, a autarquia volta a organizar o “evento que pretende divulgar o potencial micológico e gastronómico do concelho”. A 8ª edição acontece no último fim de semana do mês, nos dias 27 e 28 de novembro, no Pavilhão Gimnodesportivo da vila, e conta com múltiplas atividades e muita animação.

A gastronomia à volta dos cogumelos silvestres, incluindo os “míscaros amarelos”, e produtos da época será um dos principais motivos de atração e estará em destaque nas cinco tasquinhas presente no espaço do evento e nos restaurantes do concelho aderentes ao roteiro gastronómico do certame (que poderá ser consultado na página oficial do evento no Facebook).

Também, o mercadinho local de promoção e venda de produtos sazonais de qualidade e artesanato – no qual irão participar produtores do concelho representados pelas freguesias, Instituições de Solidariedade Social e artesãos -, é outro dos motivos de interesse. Ali poder-se-á encontrar cogumelos silvestres frescos e típicos da região – míscaros amarelos, boletos (cepas), tortulhos, sanchas, entre outros –, tal como outros produtos endógenos e de origem caseira: maçãs, queijos, ovos, castanhas, nozes, pão, azeite, mel, compotas, hortaliças e leguminosas, licores e outros produtos outonais.

O programa inclui também um passeio micológico, animação musical com os grupos locais de concertina e Raízes da Terra e as atuações do grupo de música popular Sete Saias e da artista “pimba” Rosinha e um magusto comunitário.

O VIII Certame Gastronómico do Míscaro, organizado pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, inaugura no dia 27, às 10h30. Ao longo dos dois dias, são esperadas centenas de pessoas de vários pontos do país.

 

 

www.facebook.com/traildomiscaro

traildomiscaro@gmail.com

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora