Proteja-se do calor!

Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.

Tópico(s) Artigo

  • 14:11 | Sábado, 30 de Julho de 2022
  • Ler em 2 minutos

O Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), no âmbito do Plano de Saúde Sazonal/Verão, em vigor desde 1 de maio, recorda um conjunto de medidas básicas, visando proteger a sua saúde e dos seus perante temperaturas elevadas.

Estas medidas individuais de proteção da saúde são particularmente relevantes nas pessoas mais vulneráveis aos efeitos do calor: idosos, portadores de doenças crónicas, acamados, crianças de tenra idade e todos os que desenvolvem atividade, laboral ou de lazer, fisicamente intensa ou ao ar livre.

Assim, de modo a evitar um aumento significativo da mortalidade na região Centro e no Continente, previsto pelo boletim ÍCARO para os próximos três dias, recomenda-se a adoção das medidas individuais de proteção da saúde divulgadas abaixo.

Nos dias de maior calor:


Evite a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00.
No exterior, use protetor solar com fator de proteção superior a 30.
Use peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara.
Quando no exterior, utilize um chapéu de abas largas e óculos de sol.
Evite esforços físicos intensos, em especial nos dias e horas de maior calor.
Permaneça em locais frescos (à sombra) ou climatizados.
Durante o dia, feche janelas e persianas; à noite, faça o oposto, aproveitando o ar fresco para arrefecer os edifícios.
Beba água e sumos naturais de fruta, mesmo não tendo sede. Esta medida é especialmente importante nos idosos, porque não sentem sede, e nas crianças de tenra idade.
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Faça refeições ligeiras, à base de saladas.
Conserve os medicamentos a uma temperatura e humidade apropriadas (local fresco e seco).
Visite ou contacte com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis vivendo sozinhas.

Atendendo a que a época é propícia a viagens, recomenda-se ainda:

Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
Não feche completamente as janelas. Lembre-se que o Sol roda e que a viatura, mesmo que inicialmente colocada à sombra, poderá ficar exposta ao Sol ao fim de algumas horas.
Planeie a sua viagem. Caso a sua viatura não disponha de ar condicionado, evite as horas de maior calor e viaje de noite. Não se esqueça de levar água engarrafada.
Reduza as atividades ao ar livre, em especial as que exigem esforço físico intenso, tais como desportos, durante o período do dia em que as temperaturas estão mais elevadas e a radiação ultravioleta é mais intensa (entre as 11h00 e as 16h00).
Na praia, esteja atento às crianças e aos perigos de afogamento.
Não consuma água de fontanários, mas apenas água da rede pública ou engarrafada.

Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda as seguintes fontes:

Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal – Verão.

Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.

Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional, informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso País, bem como ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora