Portugal acolhe segundo grupo de 22 menores não acompanhados da Grécia

À semelhança do primeiro grupo de 25 menores que chegaram no mês de julho, estas crianças e jovens não acompanhadas – com idades a partir dos 10 anos - serão recebidas ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária.

Tópico(s) Artigo

  • 18:24 | Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
  • Ler em < 1

Portugal recebe hoje, dia 30 de outubro, o segundo grupo de 22 menores não acompanhados, provenientes dos campos de refugiados da Grécia, sendo os mesmos maioritariamente naturais do Paquistão, Afeganistão, República Democrática do Congo e Gâmbia. O acolhimento será feito nas regiões do Norte, Centro e Lisboa.

À semelhança do primeiro grupo de 25 menores que chegaram no mês de julho, estas crianças e jovens não acompanhadas – com idades a partir dos 10 anos – serão recebidas ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária. Serão acolhidas em Unidades de Acolhimento Especializado de carácter temporário, seguindo-se encaminhamento para respostas adequadas às suas expetativas e projetos de vida individuais.

A integração e o acolhimento de pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que envolve o Estado central, as autarquias locais e as organizações da sociedade civil. Esta ação concertada tem sido reconhecida pela Organização das Nações Unidas, incluindo a Agência das Nações Unidas para as Migrações – a Organização Internacional para as Migrações –, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa.

Portugal tem participado ativamente nos diferentes programas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas. Reconhecendo a especial vulnerabilidade dos menores não acompanhados, o Governo português respondeu ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia para a recolocação dos cerca de 5.500 menores que se encontravam no país, manifestando disponibilidade para acolher até 500 crianças e jovens.


A defesa da solidariedade ganha especial relevância pela situação vivida no Campo de Moria, no passado mês de setembro, reforçando o compromisso de Portugal de acolher estas crianças e jovens, integrando este segundo grupo alguns menores provenientes da ilha de Lesbos.

 

(Foto DR)

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora