“Por Falar em Nascer Viseu”

O "Por Falar em Nascer..." é um movimento criado pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, que dinamiza encontros mensais sobre temas à volta do nascer em várias cidades de Portugal.

  • 19:40 | Sábado, 22 de Maio de 2021
  • Ler em 1

O movimento Por Falar em Nascer chegou ao distrito de Viseu.

O primeiro encontro decorreu no passado mês de Abril e devido à situação Covid realizou-se de forma online.

O “Por Falar em Nascer…” é um movimento criado pela Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto, que dinamiza encontros mensais sobre temas à volta do nascer em várias cidades de Portugal.


Estes encontros têm em vista a partilha de experiências para o empoderamento das mulheres e famílias, para que possamos ter nascimentos cada vez mais respeitados.

Quando se fala em parto positivo e respeitado, fala-se de um cenário de parto onde a mulher tem acesso a toda informação de que necessita e onde tem a liberdade de escolher, exercendo o seu consentimento ou recusas informados. É um parto onde a mulher se sente em controlo, empoderada e respeitada. O nosso movimento é centrado na experiência da mulher e nos seus direitos fundamentais, que estão salvaguardados pelos direitos humanos e pela constituição portuguesa. Esse respeito e essa positividade podem acontecer independentemente da mulher desejar ter um parto em casa ou no hospital, com ou sem intervenção. Seja uma cesariana ou um parto na água. O movimento defende que o essencial é que a experiência da mulher, independentemente da forma, gire à volta do seu consentimento, da informação, do respeito no trato, da ausência de paternalismo e da ausência de medidas tomadas sem consulta da mulher. A mulher deve SEMPRE ser a protagonista do seu parto.

O próximo encontro do Por Falar em Nascer Viseu vai decorrer no dia 30 de Maio pelas 10:30h este mês já no formato presencial, sendo o local escolhido, o parque do Fontelo. A informação e inscrição para o encontro é realizada através de um link disponível nas páginas do movimento.

https://www.facebook.com/porfalaremnascerviseu/

 

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora