Pombal Edificador… colóquio em Sernancelhe

“Nasceo Sebastiaõ Jozé de Carvalho e Mello, na Villa de Cernancelhe, Commarca de Pinhel, na Provincia da Beira, a 13 de Mayo de 1699, filho de Manoel de Carvalho de Attayde, Fidalgo da Caza Real, e de Dona Thereza de Mendonça…”

  • 10:28 | Terça-feira, 27 de Setembro de 2022
  • Ler em 3 minutos

Decorreu no passado dia 24 de Setembro, no Auditório Municipal de Sernancelhe, o Seminário Internacional de Estudos Pombalinos “Pombal Edificador

Inserido no âmbito do projecto Pombal Global, coordenado pelo professor José Eduardo Franco, trouxe a Sernancelhe nomes como Keneth Maxwell, Pedro Calafate, Carlos Fiolhais, Viriato Soromenho-Marques, Alícia Duhá Lose, entre outros, num total de dezena e meia de conferencistas.


Houve ainda lugar, na Biblioteca Ab. Vasco Moreira, à inauguração da exposição “Pombal na Filatelia”, a cargo de João Soeiro, da Federação Portuguesa de Filatelia.

Variados foram os temas abordados, desde A reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755; A ofensiva global do geometrismo; A ciência no tempo de Pombal; Documentação pombalina no Brasil e a questão do seu nascimento em Sernancelhe; Atualizar a Universidade; Estátua Equestre ou o triunfo da política pombalina; Recuperar a memória de Pombal através da Lisboa romântica; A construção da lei sob Pombal; As apologias de Pombal; O equilíbrio do poder e a demanda pela paz na Europa das Luzes, etc.

Com o auditório lotado, o vereador da cultura, Armando Mateus deu as boas vindas. Seguiu-se-lhe o presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago. José Eduardo Franco e Aida Sampaio Lemos apresentaram o colóquio.

Sobre a questão do nascimento de Pombal em Sernancelhe, Alícia Duhá Lose, da Universidade Federal da Bahia, apresentou na sua palestra informações biográficas de Sebastião José de Carvalho e Mello, em especial a questão topográfica do seu nascimento, a partir de um documento manuscrito datado do século XVIII.

O documento em questão foi adquirido por Claudio de Britto Reis, um estudioso brasileiro dos feitos do Marquès de Pombal, no Centro Antiquário do Alecrim, no mês de julho de 1984, e doado ao Mosteiro de São Bento da Bahia, no Brasil, em 5 de novembro de 2006. Este documento consiste em texto de natureza biográfica escrito em período contemporâneo ao próprio biografado e é um dos muitos trabalhos escritos que se debruçam sobre a vida e os feitos de Pombal, trazendo no primeiro capítulo, a afirmação seguinte:

“Nasceo Sebastiaõ Jozé de Carvalho e Mello, na Villa de Cernancelhe, Commarca de Pinhel, na Provincia da Beira, a 13 de Mayo de 1699, filho de Manoel de Carvalho de Attayde, Fidalgo da Caza Real, e de Dona Thereza de Mendonça…”

A partir deste documento, pode Sernancelhe arrolar à sua lista de filhos ilustres da terra, encabeçada por Aquilino Ribeiro, o nome de uma das mais influentes e controversas figuras da História de Portugal.

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora