OBRA DE OLIVER LAXE “O QUE ARDE” VENCE CINEECO 2020

Nesta 26ª edição do Cineeco, o cinema ambiental português esteve em grande destaque entre as longas e curtas-metragens, representando cerca de metade de todas as obras em competição de entre os 77 filmes e documentários de mais de 25 países, exibidos ao longo de uma semana, entre 10 e 17 de outubro.

Tópico(s) Artigo

  • 20:05 | Sábado, 17 de Outubro de 2020
  • Ler em 4 minutos

O último dia do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela culminou com o anúncio dos grandes vencedores da edição deste ano, pautada pela resiliência e determinação do Município de Seia em manter o Cineeco no calendário oficial dos Festivais a nível nacional e internacional. Para o ano há mais cinema ambiental, de 9 a 16 de outubro de 2021.

Na Competição Internacional de Longas-Metragens, a obra cinematográfica de Oliver Laxe, “O Que Arde”, conquistou o “Grande Prémio Ambiente – Município de Seia”. Uma parábola rural passada numa aldeia aninhada nas montanhas da Galiza, que se depara com um fogo florestal, após o regresso à comunidade de um condenado. A narrativa está assente na Natureza (a humana e a da terra) que pode destruir ou autodestruir-se. Na mesma categoria, “El Tren de Los Pies Ligeros”, de Miguel Coelho, conseguiu arrecadar o “Prémio Antropologia Ambiental – Zurich Seguros”, um documentário que nos leva numa viagem pela Sierra Tarahumara, no México, ao âmago de um universo isolado onde vivem povos indígenas com a sua visão peculiar do mundo e do que os rodeia. A Menção Honrosa coube a Oriane Descout e a sua utopia de um “Castelo de Terra” no interior do Brasil.


Na Competição Internacional de Curtas-Metragens, a animação “Entre Baldosas”, do argentino Nicolas Conte, ficou com o “Prémio Curta Metragem Internacional – Turistrela”, já a animação portuguesa da autoria de Bruno Caetano, “O Peculiar Crime do Sr. Jacinto” arrecadou o “Prémio Educação Ambiental – Associação Mares Navegados”.

Na Competição de Séries e Reportagens Televisivas, o trabalho de Vera Moutinho, “Anna Mergulha no Lixo para Combater o Desperdício Alimentar”, uma narrativa sobre dumpster diving, conquistou o “Prémio Televisão”.

Nesta 26ª edição do Cineeco, o cinema ambiental português esteve em grande destaque entre as longas e curtas-metragens, representando cerca de metade de todas as obras em competição de entre os 77 filmes e documentários de mais de 25 países, exibidos ao longo de uma semana, entre 10 e 17 de outubro.

Desde logo, a forte presença de obras nacionais refletiu-se também no Palmarés oficial deste ano, como atestam ainda o “Prémio Camacho Costa – Lipor” (melhor longa-metragem em língua portuguesa) alcançado por Nuno Tavares, a estrear-se na realização com “A Alma de Um Ciclista”, uma inusitada e bela viagem pela paixão das bicicletas e pela descoberta das nossas próprias reflexões sobre o mundo; e, ainda, a conquista do “Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa” para Patrícia Pedrosa em “Vi(r)agens”. Documentário que nos fala da atual “pausa planetária” e do medo que nos confronta com as nossas próprias limitações. O jovem realizador de Oliveira do Hospital, Tiago Cerveira, volta a receber o “Prémio Panorama Regional – Casa da Passarella”, com a “Máscara de Cortiça”, depois de no ano passado ter subido ao palco a agradecer o mesmo galardão por “Pagar a Promessa”. Este ano, Cerveira levou ao Cineeco, a corrida do Entrudo das Aldeias de Xisto de Góis.

O “Prémio Valor da Água – Águas do Vale e do Tejo” foi atribuído a Henry M. Mix e Boas Schwarz com “On Thin Ice”, um documentário sobre os efeitos das alterações climáticas no Ártico russo.

O Júri da Juventude, composto por um painel de seis jovens, atribuiu os seguintes galardões: “Prémio da Juventude Longas Metragens Internacionais” – “The Village and the Wildfire, de Kathrin Reichwald; “Prémio da Juventude Curta-Metragem Internacional” – “O Peculiar Crime do Sr. Jacinto”, Bruno Caetano; “Prémio da Juventude para Série e Reportagem de TV” – “Malcata – Conto de uma Serra Solitária”, Miguel Cortes Costa e Ricardo Guerreiro; “Prémio da Juventude Longa-Metragem em Língua Portuguesa” – “A Alma de um Ciclista”, Nuno Tavares; “Prémio da Juventude Curta-Metragem em Língua Portuguesa” – “Átomos de Luz”, Leonor Teixeira; “Prémio da Juventude Panorama Regional” – “Barro Preto, Cultura e Tradição”, Edmundo Marquês e Vítor Pereira.

Cineeco 2020 – Seguro e Resiliente até Outubro de 2021

O CineEco, como em toda a sua já longa história de edições, ininterruptas, realizou-se com todas as regras de distanciamento e segurança sanitária. Em pleno cenário de crise epidémica, o Festival não quis deixar de assegurar a sua missão de há 26 anos para cá – “a urgência de levar ao público local e nacional a divulgação e sensibilização para as temáticas ambientais”, sustenta a direção do Cineeco.

Paralelamente à exibição dos filmes em sala, obedecendo a restritas regras de segurança e distanciamento recomendadas pela Direção-Geral da Saúde em estreita colaboração com o Município de Seia, Cineeco 2020 aconteceu também em formato digital com a realização de 5 debates online. Nas Ecotalks foram abordados temas variados, desde o futuros dos festivais de cinema, face à crise pandémica e o crescimento das transmissões streaming; film comissions e a valorização dos territórios; as novas tecnologias e a educação ambiental; o papel do cinema ambiental na formação dos públicos em idade escolar; e ainda a televisão – cinema e o que importa falar sobre as interligações e diferenças nestas duas áreas de entretenimento.

Todas as Ecotalks tiveram transmissão live, às 17 horas, no Facebook do CineEco, sem necessidade de pré-registo ou inscrição obrigatória, e contaram também com público restrito em sala.

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela terá lugar de 9 a 16 de outubro, em Seia.

O CineEco 2020 é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda como patrocinador principal a Lipor e com o patrocínio das Águas do Vale do Tejo.

Mais informações:

CineEco Seia > www.cineeco.pt

 

Gosto do artigo
Palavras-chave
Publicado por
Publicado em Última Hora